Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

FOTO-PODIO

O campeonato do mundo de MotoGP está ao rubro, numa altura em que faltam 4 provas para o final da temporada. Francesco Bagnaia e Jorge Martin lutaram no Japão por uma importante vitória, para a atribuição do título de 2024. Bagnaia acabou por conseguir o seu objetivo, com uma saborosa vitória sobre Jorge Martin, depois de também ter vencido a corrida Sprint. Agora, com apenas 10 pontos de diferença entre os dois pilotos, está tudo em aberto até final do campeonato.

Depois de Bagnaia e Martin, o pódio nipónico ficou completo com o 3º lugar de Marc Marquez, seguido por Enea Bastianini, Franco Morbidelli e Brad Binder. A reta final do campeonato de MotoGP vai ser emocionante, numa altura em que Jorge Martin soma 392 pontos, apenas mais dez que Francesco Bagnaia, que totaliza 382. Já mais longe, Enea Bastianini soma 313 pontos e tem Marc Marquez muito perto com 311 pontos. O próximo GP está marcado para a Austrália no dia 20 de outubro.

Miguel Oliveira recupera da intervenção cirúrgica ao rádio do braço direito, sendo certo que irá falhar pelo menos a próxima prova na Austrália. A recuperação do piloto ACP decorre a bom ritmo, sendo possível o regresso à Aprilia para terminar a presente temporada.

Eduardo Carpinteiro Albino e Nuno Serrano continuam na liderança

O Eco Rally da Madeira contou com a vitória de Sérgio Magno e Ana Joaquim, num campeonato que continua a dar novas energias até final. As equipas ACP compostas por Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo, ambos aos comandos de um KIA EV6 GT Line terminaram a prova madeirense na 4ª e 5ª posições, resultados que continuam a colocar as duas formações nos dois primeiros lugares do campeonato, com a liderança de Nuno Serrano, seguido por Eduardo Carpinteiro Albino.

Apesar dos sucessos alcançados, a vida não tem sido fácil para as duas equipas, devido a um calendário demasiado intenso. A convite da FIA, as duas formações lusas estiveram presentes na China, na primeira prova do género realizada a nível internacional naquele país, conquistando a 3ª e 4ª posições finais. Em apenas três semanas, estiveram presentes em La Coruña, China e Madeira, o que não foi nada fácil em termos logísticos. A próxima prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias, que conta com cinco vencedores diferentes em cinco provas disputadas, é o Eco Rally Lisboa, agendado para os dias 1 e 2 de novembro.

Mundial de TT W2RC a decorrer em Marrocos até 6ª feira

Está prevista luta intensa nas areias marroquinas com os candidatos Nasser Al Attiyah, que se estreia ao volante de um Dacia Sandrider, e Yazeed Al Rajhi em Toyota Overdrive. Enquanto a tática de Nasser o faz apostar nos dias mais duros da prova e Al Rajhi ter sofrido um furo que o fez perder mais de dois minutos, a vitória no Prólogo coube a Guerlain Chicherit e o 2º lugar à dupla portuguesa João Ferreira e Filipe Palmeiro, a apenas 8 segundos, ambos em Mini JCW. Para 2025, o mundial de TT W2RC arranca com o Dakar entre 3 e 17 de janeiro, com a prova organizada pelo ACP, o BP Ultimate Rally Raid Portugal marcado para 22 a 28 de setembro. O Campeonato de Portugal de Ralis encerra nos próximos dias 11 e 12 de outubro com o Rali Vidreiro.

scroll up