ACP-BP

Pub

Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

FOTO-PODIO

O Campeonato de Portugal de Ralis de 2024 terminou com o triunfo de Armindo Araújo e Luís Ramalho num Skoda Fabia RS Rally2, sendo necessário esperar pela última classificativa para se conhecer o vencedor. José Pedro Fontes num Citroen C3 Rally 2 deu luta até aos últimos metros terminando na 2ª posição a apenas 1,8 segundos do piloto ACP e Kris Meeke, o mais pontuado no campeonato, no 3º lugar do pódio, aos comandos do Hyundai i20 N Rally2.

O último rali do ano, pontuável para o CPR, foi marcado pelas penalizações atribuídas a Kris Meeke e Ricardo Teodósio, os dois pilotos da Hyundai Portugal que, segundo a organização, falharam um controlo de marcação de pneus, acabando por penalizar 1m15, o que colocou os dois concorrentes fora da luta pela vitória. Kris Meeke apelou da decisão e, por isso, a classificação geral final do Rali Vidreiro ficou suspensa. Para além disso, segundo a Lei das Federações (Dec. Lei 248-B de 2008 artigo 62), nas modalidades individuais o título de Campeão Nacional só pode ser atribuído a um cidadão nacional. Tendo isto em conta, o Campeonato de Portugal de 2024 poderá ficar sem campeão. Apesar do 3º lugar no Rali Vidreiro, Kris Meeke totalizou 167 pontos no campeonato, enquanto Armindo Araújo somou 165 pontos, sendo o melhor piloto português no CPR 2024. Nas posições seguintes, Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes somaram 96 pontos e no 5º lugar terminou Pedro Almeida com 75 pontos.

Nas outras categorias, Gonçalo Henriques em Renault Clio Rally4 sagrou-se campeão nas duas rodas motrizes, Danny Carreira venceu o Clio Trophy Portugal, Adruzilo Lopes é o campeão Promo de Ralis, Hugo Lopes e Francisco Custódio triunfaram nas categorias júnior.

Hayden Paddon é Campeão da Europa de Ralis

Pela segunda vez consecutiva, Hayden Paddon e John Kennard em Hyundai i20 Rally2 festejam o título europeu de 2024, depois do 3º lugar conquistado no Rali da Silésia na Polónia. A dupla neozelandesa conquistou também para a BRC Racing Team o título de equipas no campeonato FIA da Europa de Ralis. A vitória no Rali da Silésia, pertenceu a Andrea Mabellini num Skoda Fabia.

Nasser Al Attiyah vence Rali de Marrocos na estreia do Dacia Sandrider

O piloto do Qatar conquistou a 7ª vitória na prova marroquina e logo na sua estreia aos comandos do novo Dacia Sandrider. A prova não podia ter corrido melhor para a Dacia, que alcançou uma dobradinha no rali, com o 2º lugar de Sébastien Loeb. O pódio da prova de Marrocos ficou concluído com a 3ª posição de Guillaume De Mévius num Mini JCW. A equipa portuguesa formada por João Ferreira e Filipe Palmeiro (Mini JCW) terminaram no 11º lugar, devido a inúmeros problemas sofridos na 2ª etapa da prova.

Próximos eventos:

Baja Portalegre 500 – 17 a 19 de outubro

Fórmula 1 GP Austin USA – 20 de outubro

Moto GP Austrália – 20 de outubro

scroll up