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Pódio

| Revista ACP

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Carlos Sainz não deu hipótese a ninguém a assinou uma prova fabulosa, alcançando a 4ª vitória da carreira. O piloto espanhol da Ferrari que partiu da “pole position”, controlou todos os acontecimentos, sempre com o seu colega de equipa Charles Leclerc a tentar guardar a 2ª posição, sendo inclusivamente o autor da volta mais rápida. Mas, já na parte final da prova mexicana, Lando Norris saltou para o 2º lugar, estragando a dobradinha à Ferrari, lembrando porque a McLaren lidera o campeonato de construtores, e porque ele é um candidato ao título de pilotos.

Charles Leclerc terminou no 3º lugar do pódio e é também o 3º classificado do campeonato. No GP do México a Red Bull esteve longe de impressionar, com Sérgio Pérez, o piloto da casa, a fechar um lote de 17 pilotos classificados. Quanto ao campeão Max Verstappen, uma forte penalização atirou o piloto da Red Bull para o 6º lugar final, atrás dos Mercedes de Lewis Hamilton (4º Classificado) e de George Russsel que terminou na 5ª posição. Ferrari, Mercedes e McLaren acabaram por conseguir uma colheita positiva em termos de pontos, apesar da 8ª posição de Óscar Piastri, no meio de dois surpreendentes Haas, com Kevin Magnussen em 7º e Nico Hulkenberg em 9º, enquanto o Alpine de Pierre Gasly fechou o “top ten” do GP do México.

Quando faltam disputar quatro provas para o final do campeonato de 2024, Max Verstappen está na liderança com 362 pontos, mas agora com Lando Norris mais perto ao totalizar 315 pontos e também Charles Leclerc com 291. Óscar Piastri soma 251 e Carlos Sainz 240 pontos. Para a conquista do título de construtores, há três fortes candidatos, com a McLaren a liderar com 566 pontos, seguida de perto pela Ferrari com 537, com a Red Bull a totalizar 512 pontos. O próximo GP de F1 está marcado já para o próximo domingo, 3 de novembro no circuito brasileiro de Interlagos em São Paulo.

Equipas ACP estiveram presentes no 8º E-Rallye de Monte Carlo

Nuno Serrano, que desta vez fez equipa com João Serôdio, acabaram por ter uma experiência positiva numa prova com troços espetaculares, numa região mítica dos ralis mundiais. Um furo estragou o que podia ter sido uma prova positiva para Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo. Apenas a falta de pneus suplentes e de assistência acabou por ditar um abandono prematuro, numa altura em que a dupla portuguesa estava a progredir na prova.

Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo estavam a cumprir com o objetivo do dia e na primeira especial ascenderam a 10º e na segunda, com um 5º tempo, ascenderam ao 9º lugar da geral. Mas também foi nesta classificativa, que uma enorme pedra na estrada a 200 metros do final da especial os fez furar. “Estávamos a apanhar as especificidades da prova e os resultados começaram a surgir. Mas uma enorme pedra no meio da estrada, que tinha caído da montanha e que tinha várias pedras mais pequenas ao lado, fez-nos furar um pneu. Infelizmente os carros atuais não têm um pneu suplente e não conseguimos arranjar outro pneu igual, pelo que tivemos de abandonar.”, referiu Eduardo Carpinteiro Albino.

A 4ª etapa do E-Rallye de Monte Carlo acabou por não se realizar, devido às condições atmosféricas e ao aviso amarelo de mau tempo para os Alpes Marítimos, mas a classificação dos consumos foi boa para a equipa do KIA – ACP Electric – BP. Nuno Serrano e João Serôdio conseguiram o 8º lugar na classificação da eficiência energética, o que os trouxe para o 11º lugar final, na classificação combinada de regularidade e eficiência energética. “Chegámos ao final da nossa primeira participação no E-Rallye de Monte Carlo, que realmente é um rali extraordinário com classificativas e percursos perfeitamente notáveis, que faz jus à sua fama. Estamos contentes porque no final fizemos um grande consumo com o KIA EV6, que nos permitiu subir na classificação geral e chegarmos ao 11º lugar da classificação FIA do Rallye de Monte Carlo. Foi uma prova difícil do ponto de vista de regularidade, embora o meu navegador nesta prova, o João Serôdio, porque o Alexandre Berardo estava doente, tenha feito um esforço tremendo em afinar as calibrações. Estamos tristes por outro lado, porque os nossos companheiros de equipa, que estavam a fazer uma prova em crescendo, uma prova notável, já estavam no top ten, tiveram um problema mecânico, um furo, que acontece e tiveram de desistir. Uma grande prova de facto.”, referiu Nuno Serrano. A próxima prova do KIA – ACP Electric – BP, é já no próximo sábado, o Eco Rallye de Lisboa, a 6ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias.

Francesco Bagnaia vence MotoGP da Tailândia

Ainda sem Miguel Oliveira, o campeonato de MotoGP vai contar com um final emocionante, isto porque apenas 17 pontos separam os dois únicos candidatos ao título de 2024. Na Tailândia foram precisamente estes dois pilotos a garantir duelos emocionantes, com Jorge Martin a avançar com um arranque espetacular, mas com Pecco Bagnaia a tomar conta dos acontecimentos, garantindo uma vitória saborosa para as suas aspirações. Outras lutas particulares animaram a prova tailandesa, com Pedro Acosta, que terminou na 3ª posição, atrás de Jorge Martin a assinar igualmente excelentes momentos. Depois de um pódio formado por Bagnaia, Martin e Acosta, as posições seguintes de Fabio Di Giannantonio, Jack Miller e Brad Binder contribuíram para uma prova bastante movimentada.

Quando faltam disputar apenas duas provas para o final do campeonato, Malásia a 3 de novembro e Valência a 17 de novembro, apenas Jorge Martin e Francesco Bagnaia podem ser campeões de 2024. Martin comanda com 453 pontos, enquanto Bagnaia soma 436 pontos.

Próximos Eventos:

Eco Rallye de Lisboa – 2 de novembro

GP de F1 Brasil – 3 de novembro

MotoGP da Malásia – 3 de novembro

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