Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

FOTO-PODIO

Depois de uma época simplesmente admirável, o espanhol Jorge Martin festejou o título de campeão do mundo de MotoGP 2024 no circuito de Barcelona. Francesco Bagnaia, o bicampeão, fez tudo para tentar, até à última, revalidar o título, mas a prestação fabulosa de Martin durante este ano acabou por ser decisiva, terminando o campeonato apenas 10 pontos na frente Bagnaia.

O novo campeão do mundo terminou a última prova da temporada no 3º lugar do pódio, posição suficiente para chegar ao título, efetuando uma prova sem erros, controlando de forma previsível a corrida catalã. Jorge Martin festeja pela primeira vez o título de campeão, em conjunto com a Ducati que dominou por completo a época de 2024. No entanto, Jorge Martin irá correr em 2025 com uma Aprilia. Francesco Bagnaia vendeu caro o título deste ano, conquistando 11 vitórias ao longo da época, acabando o campeonato de MotoGP no 2º lugar, apenas a dez pontos do novo campeão. Em Barcelona Bagnaia foi o mais forte, deixando Marc Marquez na 2ª posição e Jorge Martin no último lugar do pódio, seguido Alex Marquez, todos em Ducati e Aleix Espargaro em Aprilia.

Depois de recuperar da lesão que o obrigou a uma ausência no final da temporada, Miguel Oliveira regressou para se despedir da sua Aprilia, antes de iniciar hoje os testes para 2025 com a nova Yamaha da Pramac. O piloto ACP terminou o último GP do ano na 12ª posição, numa corrida que, segundo o piloto, terá sido emocionante, tentando chegar ao “top ten” da prova. Miguel Oliveira terminou o campeonato no 15º lugar com 75 pontos.

Campeonato de Portugal de Novas Energias

O E-Rally Alentejo Central fechou a época de2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias em Reguengos de Monsaraz. Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, no KIA EV6, finalizaram o Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2024 com o 2º lugar no E-Rally do Alentejo Central, terminando a temporada no 3º lugar: “Este ano foi difícil e tivemos muitas adversidades, mas mesmo assim conseguimos chegar a Reguengos na luta pelo título. Fizemos uma boa prova e conseguimos pela primeira vez fazer uma média de 0,1 por controlo. Mas o Carlos Silva e o Sancho Ramalho realizaram uma prova com uma precisão fenomenal e mostraram que merecem ser Campeões. Parabéns aos novos Campeões e aos nossos colegas de equipa Nuno Serrano e Alexandre Berardo que são os novos Vice-Campeões. Esperamos regressar em 2025 ainda mais fortes no Campeonato de Portugal e no Fia Eco Rally Cup”, disse Eduardo Carpinteiro Albino.

Nuno Serrano e Alexandre Berardo ficaram no 6º lugar em Reguengos, mas foram os Vice-Campeões de Portugal de Novas Energias. “Sabíamos que em Reguengos tínhamos de ficar à frente do Carlos e do Sancho para chegar ao título, mas eles realizaram uma prova isenta de erros e têm todo o mérito no título alcançado. Este ano ficamos com o título de equipas e nos 2º e 3º lugares dos campeonatos de pilotos e navegadores. O Campeonato de Portugal está muito competitivo e em 2025 queremos lutar de novo pelo título”, referiu Nuno Serrano.

João Ferreira e Filipe Palmeiro comandam Taça do Mundo de Bajas

Na Baja da Jordânia, João Ferreira e Filipe Palmeiro venceram a categoria SSV T4 e conquistaram a 2ª posição da geral, atrás de Khalid Al-Jafla e Andrei Rudnitski num Taurus T3 Max. Outra dupla portuguesa, João Dias e Gonçalo Reis, também em BRP Can-Am Maverick XRS T-RR, terminaram a prova da Jordânia no 3º lugar, posição que contribui para que João Ferreira seja agora o líder da Taça do Mundo de Bajas. Depois dos títulos de campeões de Portugal e da Europa de Todo Terreno em 2024, a dupla portuguesa comanda agora a Taça do Mundo com nove pontos de vantagem para o argentino Fernando Alvarez, antes da última prova do ano.

Próximos eventos:

WRC Rally do Japão – 21 a 24 de novembro

Fórmula 1 GP de las Vegas – 24 de novembro

scroll up