Pódio

| Revista ACP

Acompanhe aqui os principais campeonatos do desporto motorizado e os Pilotos ACP.

FOTO-PODIO

Max Verstappen conquistou em Las Vegas o 4º título consecutivo na F1

Numa madrugada de campeões, em Las Vegas e no Japão, as duas principais disciplinas do desporto automóvel conheceram os respetivos campeões de pilotos. Na roleta de Las Vegas, Max Verstappen ficou fora do pódio, mas o 5º lugar foi suficiente para alcançar o seu 4º título consecutivo. A Mercedes conseguiu uma dobradinha, com George Russsel a dominar por completo a corrida e a alcançar uma vitória incontestada, seguido por Lewis Hamilton que também rubricou uma prova fantástica.

Atrás dos Mercedes terminam os dois Ferrari, com Carlos Sainz a subir ao 3º lugar do pódio, seguido por Charles Leclerc. Depois, foi o 5º lugar festivo de Max Verstappen, o piloto sensação, que dominou a primeira parte do campeonato, gerindo depois o percurso até chegar a mais um título, apesar do seu Red Bull se mostrar menos dominador, perante os McLaren, Ferrari e Mercedes. Lando Norris e Óscar Piastri terminaram nas posições seguintes, com a McLaren a continuar líder entre os construtores, quando faltam apenas duas provas (Qatar e Abu Dhabi) para terminar a temporada. Agora só falta conhecer quem será o campeão dos construtores, com a McLaren a comandar com 608 pontos, seguida pela Ferrari com 584 e pela Red Bull com 555 pontos. Só uma poderá ser campeã.

Mais uma temporada brilhante para Max Verstappen que alcançou 403 pontos e o título de pilotos, contra os 340 de Lando Norris e os 319 de Charles Leclerc, antes dos GP do Qatar a 1 de dezembro e Abu Dhabi uma semana depois, para encerrar uma época de Fórmula 1 que se tem mostrado bastante emotiva.

Terminou o WRC 2024 com Neuville e a Toyota campeões

Foi no Japão que Thierry Neuville alcançou o seu primeiro título de campeão do mundo de ralis, mas foi em casa que a Toyota chegou ao título de construtores, através de uma dobradinha, com o vencedor Elfyn Evans e Sébastien Ogier na 2ª posição, deixando o 3º lugar do pódio para o Ford Puma de Adrien Fourmaux, que conquistou uma época bastante positiva. A Toyota alcançou o título de construtores, mas teve de contar com táticas bem elaboradas para conquistar os pontos necessários, pois terminaram o campeonato com apenas mais 3 pontos que a Hyundai. Já Thierry Neuville chegou ao Japão com a lição do título bem estudada, com o seu colega da Hyundai, Ott Tanak, a ser o único candidato possível para lhe estragar as contas. O piloto belga da Hyundai chega finalmente ao título mundial, enquanto Tanak que chegou a liderar a prova japonesa, a terminar fora de estrada após despiste, já na parte final do rali.

A Hyundai vendeu caro o título de construtores, com a Toyota a vencer com 561 pontos, contra os 558 da marca coreana. Em casa a Toyota venceu, e só não conseguiu os três lugares do pódio, porque Takamoto Katsuta ficou apenas a sete segundos de um eficiente Adrien Foumaux, que conquistou 5 pódios em 2024, contribuindo com mais pontos para a M-Sport Ford que fecha a temporada com 295 pontos.

Sami Pajari, num Toyota GR Yaris Rally2 alcançou os títulos na categoria WRC2 e WRC2 Challenger, terminando a prova nipónica no segundo lugar da categoria, depois de um irrepreensível Nikolay Gryazin que levou o Citroen C3 Rally2 ao triunfo na última prova do ano. Para a próxima temporada, Sami Pajari, finlandês de 22 anos, vai ser piloto oficial da Toyota a tempo inteiro, participando aos comandos de um Yaris Rally1, mas com um novo navegador, mais experiente, deixando a sua navegadora Enni Mälkönen. Para 2025 a Toyota vai contar com 4 carros no WRC, com Kalle Rovanpera a regressar a tempo inteiro, para se juntar a Evans, Katsuta e Pajari.

scroll up