A primeira prova de asfalto de 2022 foi ganha pelo líder do campeonato, Armindo Araújo, após alguns duelos interessantes, especialmente com José Pedro Fontes, que terminou a prova no 2º lugar a 7,3 segundos de Armindo Araújo. O 3º lugar do pódio foi ocupado por Miguel Correia, o perseguidor mais direto do líder. O campeão nacional em título, Ricardo Teodósio, abandonou no último troço, depois de ter também, começado a prova da pior forma.
Os primeiros indicadores do Campeonato de Portugal de Ralis em asfalto, foram favoráveis a Armindo Araújo, apesar do forcing de José Pedro Fontes e também de Bruno Magalhães. No entanto, o líder do campeonato conseguiu gerir diferenças e solidificar a liderança da prova, dilatando assim a vantagem que tem frente a Miguel Correia, atual 2º classificado do campeonato, e que no Rali de Castelo Branco acabou por conquistar mais um pódio, a 35,8 segundos do vencedor. Bruno Magalhães terminou no 4º lugar a 40.5 segundos de Armindo, seguido por Pedro Meireles a 41,8 segundos. A vitória nas duas rodas motrizes pertenceu a Ricardo Sousa num Peugeot 208 Rally4. Bruno Magalhães foi o mais rápido na Power Stage, seguido por José Pedro Fontes e por Armindo Araújo.
Nas contas do campeonato Armindo Araújo lidera com 121 pontos, seguido por Miguel Correia com 97, por José Pedro Fontes com 77 pontos e por Bruno Magalhães com 71. A próxima prova é o Rali Vinho da Madeira entre 4 e 6 de agosto.