Dobradinha da Audi no Dakar com vitória de Peterhansel

| Revista ACP

A duas etapas do fim, Nasser Al Attiyah continua no comando, apesar de ter sido apenas 7º na tirada de hoje.

Peterhansel-10-900

A Audi voltou a mostrar as potencialidades do RSQ E-Tron e alcançou os dois primeiros lugares na 10ª etapa do Dakar. Stéphane Peterhansel venceu com 2m06 de vantagem para o seu colega de equipa Carlos Sainz. Embora em termos de classificação geral estes brilharetes da Audi já não funcionem, há que realçar a competitividade destes híbridos de nova geração. A fechar o pódio classificou-se Orlando Terranova num BRX Prodrive, na frente da Toyota de Henk Lategan. Quinto classificado na etapa, Sébastien Ogier não desarma e hoje reduziu a diferença para o líder Nasser Al Attiyah, que alcançou o 7º lugar, atrás do Mini de Jakub Przygonsky. Loeb ganhou em pista 1m25 ao piloto do Qatar, mas beneficiou ainda de uma penalização de 5 minutos sofrida ontem por Nasser, devido a falta de cinto de segurança numa zona do percurso. Quando faltam disputar apenas duas etapas, Al Attiyah lidera com 32m40 de vantagem para Loeb, com Yazeed Al Rajhi no 3º lugar a 55m40.

Em relação a portugueses na categoria automóvel, Paulo Fiúza, navegador de Vaidotas Zala alcançou o 12º lugar, mantendo a 11ª posição da classificação geral. Miguel Barbosa e Pedro Velosa levaram a Toyota Hilux ao 45º lugar da etapa, ocupando a 36ª posição na classificação geral. Entre os SSV, Luís Portela de Morais e David Megre continuam em bom ritmo, tendo terminado o dia no 10º lugar, mantendo a excelente 7ª posição na tabela classificatia. Rui Oliveira e Fausto Mota foram apenas 23º classificados, estando na 16ª posição da geral.

Nas motos a vitória na etapa foi para a KTM de Toby Price, com Sam Sunderland a terminar em 17º e a perder mais de onze minutos e, com este resultado, a perder também a liderança nas duas rodas. Adrien Van Beveren que foi o 3º do dia atrás de Luciano Benavides, é agora o novo líder na categoria, com quase 6 minutos de vantagem para Sunderland.

No que toca aos motards portugueses, Rui Gonçalves voltou a brilhar alcançando o 8º lugar na etapa (24º na geral), António Maio foi o 18º (22º na geral), Joaquim Rodrigues foi apenas 31º na etapa (15º na geral), Mário Patrão alcançou a 35ª posição (44º na geral), Arcélio Couto foi 92º (78º na geral), Alexandre Azinhais chegou no 94º lugar (69º na geral) e Bianchi Prata foi 98º (96º na geral). Para amanhã, penúltima etapa, com partida e chegada a Bisha, na extensão de 501 km, dos quais 346 km serão disputados ao cronómetro.

scroll up