Charles Leclerc é o piloto do momento e a Ferrari tem o melhor carro nesta abertura da temporada de Fórmula 1 de 2022. Numa corrida agitada, Leclerc aguentou tudo e o domínio foi total, até mesmo perante Max Verstappen que abandonou perto do fim, devido a mais uma falha técnica no Red Bull quando era 2º classificado. Esta é já a segunda desistência em apenas três corridas para Verstappen, o que começa a ser preocupante para piloto e equipa. Charles Leclerc fez o pleno na Austrália, com a pole, a volta mais rápida e uma vitória inquestionável.
No pódio, a Red Bull conseguiu a 2ª posição com o mexicano Sérgio Perez, enquanto a Mercedes conquista o 3º lugar com George Russel, que sobe ao seu primeiro pódio ao volante de um Mercedes, na frente do seu colega de equipa Lewis Hamilton, o 4º classificado em Melbourne. A McLaren, que também utiliza motores Mercedes conquistou as posições seguintes com Lando Norris (5º) e Daniel Ricciardo (6º), na frente de Esteban Ocon (Alpine) e de Valtteri Bottas (Alfa Romeo).
A Ferrari, apesar de ter perdido demasiado cedo Carlos Sainz por despiste, sai da Austrália em posição dominante, com os seus monolugares a serem o alvo a abater por parte da Red Bull e da Mercedes. Após três provas, Charles Leclerc sai de Melbourne no comando do campeonato com considerável vantagem, soma 71 pontos, seguido por George Russel da Mercedes com 37 e pelo seu colega da Ferrari Carlos Sainz que totaliza 33 pontos. Sérgio Perez é o 4º classificado com 30 pontos, seguido por Lewis Hamilton com 28 e por Max Verstappen com 25 pontos. Entre os construtores, o domínio é da Ferrari totalizando 104 pontos, a Mercedes está no 2º lugar com 65 pontos e a Red Bull é a 3ª classificada com 55 pontos. A próxima prova é no dia 24 de abril no circuito Emilia Romagna em Itália.