No fecho do WRC 2023 a Toyota brilhou em casa na consagração dos títulos de construtores e de Kalle Rovanpera. Com todos os objetivos alcançados, o Japão foi o palco ideal para encerrar em festa uma temporada sempre em alta, onde Elfyn Evans alcançou a sua 3ª vitória do ano, com mais de um minuto de vantagem para os seus colegas de equipa Sébastien Ogier e Kalle Rovanpera que completaram por esta ordem um pódio totalmente Toyota, com a marca a conseguir ainda a 5ª posição com Takamoto Katsuta, o piloto japonês que também brilhou no seu país, ao vencer 10 especiais de classificação.
Para a Hyundai, o melhor foi a 4ª posição de Esapekka Lappi, enquanto os azares de Thierry Neuville o atiraram para a 13ª posição, apesar de ter vencido a Power Stage na frente de Ott Tanak que acabou por dar à M-Sport Ford o 6º lugar da classificação geral. Com condições atmosféricas muito diversificadas que, para além de sol e chuva até incluíram neve e gelo, o Rali do Japão acabou por ser uma prova difícil, onde Elfyn Evans liderou sempre a prova nipónica desde a 2ª até à última especial de classificação.
O campeão do mundo de ralis, Kalle Rovanpera, fechou o ano com o 3º lugar da geral, atrás do experiente Sébastien Ogier, com a Toyota a encher o pódio no Japão, tal como a Skoda o fez com os três primeiros lugares na categoria WRC2, com a vitória de Andreas Mikkelsen e as posições seguintes ocupadas pelos outros Fabia Rally2 de Nicolay Gryazin e de Kajetan Kajetanowicz. De referenciar ainda a 10ª posição final conquistada pelo piloto japonês Hiroki Arai aos comandos de um Peugeot 208 Rally4 de duas rodas motrizes, conquistando um ponto para o WRC.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Com o final de um campeonato do mundo dominado pela Toyota que conquistou o título de construtores com 548 pontos, na frente da Hyundai com 432 e da M-Sport Ford com 287, o campeão Kalle Rovanpera já garantiu a renovação com a Toyota Gazoo Racing para 2024. O jovem piloto finlandês de 23 anos terminou o WRC 2023 com 250 pontos, na frente do seu colega de equipa Elfyn Evans com 216 e de Thierry Neuville com 189 pontos, enquanto Ott Tanak totalizou 174 e Sébastien Ogier 133 pontos. Caiu o pano no Campeonato do Mundo de Ralis, enquanto se aguardam novidades para 2024, que arranca com o Rali de Monte Carlo entre 25 e 28 de janeiro, onde o Vodafone Rally de Portugal será a 5ª prova do calendário a disputar entre 9 e 12 de maio.