Um dos “pesos-pesados” do mundo dos ralis, Walter Röhrl conquistou o seu primeiro grande título há precisamente meio século, quando aos comandos de um Opel Ascona e com Jochen Berger como copiloto conquistou o título de Campeão Europeu de Ralis, somando um total de 120 pontos.
Piloto da Opel desde 1973, já nesse ano se havia sagrado vice-campeão da Europa de Ralis. Na época seguinte, com o recém-fundado Opel Euro Dealer Team, atacou a competição com grandes ambições.
O carro era novamente um Ascona A de fábrica, equipado com um motor de 2.0l com potência entre os 192 e os 212 cv. Para melhor adaptar o Ascona às agruras da competição, a Opel equipou-o com molas e amortecedores especiais, travões de disco ventilados à frente e travões de tambor ventilados atrás.
Na temporada do título, o primeiro grande sucesso surgiu no 8º Rali Internacional Firestone, a quinta ronda do Campeonato Europeu de Ralis, com a dupla Röhrl/Berger a alcançar uma vitória superlativa, liderando de início ao fim do rali, após 1517 quilómetros e 19 especiais desenhadas nas montanhas do norte de Espanha.
A partir daí as vitórias sucederam-se, até que, a 13 de outubro de 1974, Walter Röhrl assinou a primeira página de ouro de uma carreira notável.
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A conquista deste título, marcou o início do sucesso de Röhrl e da Opel nos ralis. Em 1975, Röhrl alcançou a primeira vitória numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis para si e para a Opel e, apesar de em 1977 a marca e o piloto alemão terem seguido caminhos diferentes, em 1982 voltariam a cruzar-se.
De regresso à Opel, e com Christian Geistdörfer como copiloto, Walter Röhrl impôs o Ascona 400 à concorrência culminando com um triunfo no Campeonato do Mundo de Ralis na categoria de Pilotos.