Apesar da chuva que encheu de lama os troços do Rali Safari do Quénia, Kalle Rovanpera parece ter a prova controlada, apesar de uma inesperada má disposição do piloto finlandês. O líder do WRC 2022 está na liderança da prova africana com 40,3 segundos de vantagem para o seu colega Elfyn Evans, também num Toyota GR Yaris Rally1. Agora a Toyota voltou a colocar 4 carros nos 4 primeiros lugares da classificação geral, com Takamoto Katsuta a ocupar a 3ª posição a 1m15,6 do líder e o campeão do mundo Sébastien Ogier a guardar o 4º lugar da geral, já a 2,38,3 devido ao furo no final da etapa de ontem.
O melhor que a Hyundai conseguiu fazer no Quénia, até agora, foi ocupar o 5º lugar com Thierry Neuville, que bateu numa árvore na última especial do dia, já a 10m59,3 de Rovanpera e Oliver Solberg a colocar o outro Hyundai i20 N Rally1 na 6ª posição a 12m19,1 da liderança. Em relação à M-Sport Ford, e depois de acumular demasiados azares, o melhor é Craig Breen no 7º lugar a distantes 18m56,1 seguido pelo grego Serderidis a 25m45,6.
Contas feitas no final da 2ª etapa, Kalle Rovanpera parece ter o rali na mão, embora numa prova com as características do Quénia, tudo seja possível. Só Evans está a menos de um minuto do líder, seguido por Katsuta e por Ogier, o que quer dizer que a Toyota tem a vitória garantida. Com Neuville, Solberg e Tanak fora das contas, a Hyundai só terá de pensar nos pontos da Power Stage de amanhã. Na categoria WRC2, o polaco Kajetan Kajetanowicz continua a controlar os acontecimentos, liderando a categoria e ocupando o 9º lugar da geral com o Skoda Fabia Rally2 evo. O 2º classificado na categoria WRC2 é o norte-americano Sean Johnston num Citroen C3 Rally2 a mais de 20 minutos de distância.
Para amanhã mais 6 troços cronometrados, com destaque para os pontos extra da Power Stage e para o imenso pó levantado nos troços, com o líder Kalle Rovanpera a caminhar com conforto para mais uma vitória no WRC 2022.