Max Verstappen dominou GP da Bélgica de Fórmula 1 em SPA

| Revista ACP

Dobradinha da Red Bull, com Sérgio Pérez em 2º, demonstrou fantástica evolução da equipa durante a paragem do campeonato.

Verstappen-SPA-900

Se a superioridade da Red Bull já era uma realidade antes da pausa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, o andamento da equipa no circuito de SPA não deixou qualquer dúvida. Em relação ao campeão do mundo Max Verstappen, não há nada a fazer… o piloto partiu do 14º lugar da grelha e à 12ª volta já estava instalado no comando da corrida, terminando com considerável vantagem (17,8 segundos) para o seu colega Sérgio Pérez. Foi o autor da volta mais rápida, eleito naturalmente o piloto do dia e também o mais rápido na qualificação, apesar de ser obrigado a partir do 14º lugar, devido a alterações de componentes no seu RB18. O 3º lugar do pódio pertenceu ao Ferrari de Carlos Sainz, que partiu do 1º lugar da grelha.

Max Verstappen mostra-se um piloto de outro planeta que, segundo a opinião do próprio piloto, conta com um carro surreal. O atual Red Bull mostra-se um carro eficaz e Verstappen faz uma gestão de corrida praticamente infalível. A Ferrari, que começou bem a temporada de 2022, mostra-se agora algo longe dos Red Bull, com Sainz a não conseguir acompanhar os ritmos de Verstappen, e até de Pérez. Depois de um pódio, considerado por muitos como improvável, foi o Mercedes de George Russel a conquistar a 4ª posição muito perto de Carlos Sainz, enquanto o seu colega de equipa Lewis Hamilton abandonou a prova demasiado cedo. Fernando Alonso conquistou o 5º lugar com o Alpine devido a uma penalização sofrida por Charles Leclerc que levou o Ferrari ao 6º lugar, na frente de Ocon, com a Alpine a garantir assim uma boa prestação na Bélgica.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Após a prova de hoje, Max Verstappen aumenta a vantagem no comando do campeonato, totalizando 284 pontos, seguido por Sérgio Pérez com 191 e por Charles Leclerc com 186 pontos. Carlos Sainz está agora no 4º lugar com 171 pontos, apenas mais um que George Russel. Lewis Hamilton que não pontuou na Bélgica está na 6ª posição com 146 pontos. No campeonato de construtores, o domínio da Red Bull é evidente somando 475 pontos, contra 357 da Ferrari e 316 da Mercedes. A  Alpine está no 4º lugar com 115 pontos, na frente da McLaren que soma 95. O próximo GP de Fórmula 1 é nos Países Baixos no dia 4 de setembro.

scroll up