Max Verstappen termina a época a ganhar em Yas Marina

| Revista ACP

O tricampeão do mundo de Fórmula 1 venceu em Abu Dhabi 19 dos 22 GP disputados e a Mercedes terminou na frente da Ferrari.

MAX-Abu-Dhabi-2023-ABERTURA-900

Nunca existiram dúvidas em relação à supremacia de Verstappen e da Red Bull. Na última prova de 2003, o campeão confirmou os seus atributos e na luta renhida pelo 2º lugar entre os construtores, a Mercedes acabou por bater a Ferrrari por apenas 3 pontos. Foi uma temporada de Fórmula 1 dominada inteiramente por Max Verstappen que, em 22 provas venceu 19, deixando dois triunfos para o seu colega de equipa Sérgio Pérez e um para Carlos Sainz em Singapura. Quanto à Red Bull, venceu 21 GP, deixando apenas um para a Ferrrari. Em Abu Dhabi, o campeão Max voltou a dar uma lição de condução vencendo frente a um esforçado Charles Leclerc que colocou o Ferrari na 2ª posição, por troca com Sérgio Pérez que, devido a uma penalização caiu para o 4º lugar, deixando o último lugar do pódio para o Mercedes de George Russel. Com esta classificação no circuito da ilha de Yas Marina, a Mercedes acabou por conquistar o 2º lugar, com mais três pontos que a Ferrari.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Na derradeira prova do ano, notas positivas para Yuki Tsunoda que chegou a comandar a corrida durante seis voltas com o Alpha Tauri, e para os dois McLaren de Lando Norris e Óscar Piastri que lutaram constantemente por posições de destaque. Já o campeão Verstappen voltou a guardar tudo para si. Pole Position, volta mais rápida e mais uma inequívoca vitória, sendo óbvio que será difícil voltar a ter uma época tão positiva como esta. Com Max, Leclerc e Russel no pódio, Pérez acabou por terminar a prova no 4º lugar devido à penalização, na frente de Norris e Piastri, ambos em McLaren. Fernando Alonso foi 7º classificado, com Yuki Tsunoda a ter de se contentar com a 8ª posição, depois de ter passado pela liderança da corrida. Lewis Hamilton segurou o 9º lugar, garantindo dois pontos importantes para a Mercedes e Lance Stroll fechou os lugares pontuáveis colocando mais um Aston Martin nos lugares pontuáveis.

O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2023 fechou em Abu Dhabi com Verstappen a somar 575 pontos, enquanto o seu colega de equipa Sérgio Pérez foi 2º classificado com 285 pontos e Lewis Hamilton o 3º totalizando 234 pontos. Numa luta ao ponto, Fernando Alonso garantiu o 4º lugar e Charles Leclerc a 5ª posição, ambos com 206 pontos, apenas mais um que Lando Norris que foi o 6º do campeonato com 205 pontos, na frente de Carlos Sainz que somou 200 pontos. O domínio avassalador da Red Bull traduziu-se numa vitória entre os construtores com a bonita soma de 860 pontos, com a Mercedes a terminar na 2ª posição com 409 pontos, apenas mais três que a Ferrari que obteve 406. A McLaren foi a 4ª classificada com 302 pontos e a Aston Martin somou 280 pontos terminando a época no 5º lugar. Terminou assim a temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, totalmente dominada por Max Verstappen e pela Red Bull.

scroll up