Houve chuva nas qualificações, mas faltou na corrida, o que poderia ter beneficiado o piloto português da KTM, que tentou o pódio e depois defendeu a 5ª posição já nas voltas finais. Este foi o 2º melhor resultado de Miguel Oliveira nesta temporada, depois de ter vencido à chuva na Indonésia. Oliveira partiu do 8º lugar da grelha e teve um arranque muito positivo, chegando à 4ª posição, na roda de Jack Miller, que viria a vencer a prova.
O australiano da Ducati obteve a primeira vitória da época, depois de ter largado da 7ª posição, batendo Brad Binder, colega de equipa de Miguel Oliveira na KTM, que terminou no 2º lugar, à frente de Jorge Martin em Ducati. Marc Marquez em Honda ultrapassou Miguel Oliveira, já perto do fim, e na 6ª posição terminou outra Ducati, a de Luca Marini. O campeão e líder deste campeonato, o francês Fabio Quartararo em Yamaha, foi apenas 8º classificado, mas solidificou a liderança, devido a acidente de Francesco Bagnaia, já perto do final da prova.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Depois do MotoGP do Japão, Fabio Quartararo está no comando com 219 pontos, seguido por Francesco Bagnaia com 201 e por Aleix Espargaro com 194. Miguel Oliveira está na 11ª posição com 106 pontos. A próxima prova está agendada para o dia 2 de outubro na Tailândia.