Morreu o piloto Ken Block

| Revista ACP

Conhecido pelas suas façanhas ao volante de automóveis, o norte-americano morreu num acidente com uma moto de neve.   

ken-block

A lenda do desporto automóvel americano e estrela do YouTube Ken Block morreu num acidente de moto de neve no estado norte-americano do Utah, com a idade de 55 anos.

Piloto de rally competitivo, Block ganhou renome mais tarde pela série de vídeo "Gymkhana", exibida no YouTube. A série de 10 episódios, na qual realizou ousadas façanhas ao volante, rendeu-lhe quase dois milhões de assinantes. Block também foi co-fundador da marca de skate DC Shoes.

Block estava a conduzir uma mota de neve numa encosta íngreme no condado de Wasatch, Utah, quando o veículo foi projetado no ar acabando por aterrar em cima do piloto, segundo informações reveladas pela polícia local. O óbito foi declarado no local. Segundo as mesmas fontes policiais, Block estava sozinho quando ocorreu o acidente.

Piloto de rali desde 2005, Block foi o "rookie do ano" quando se estreou no Rally América e ganhou medalhas de rallycross nos X Games e conquistou vários pódios no Campeonato do Mundo de Rallycross. Também competiu noutros desportos de acção, incluindo motocross, skate e snowboarding. 

Não demorou muito até chegar ao Mundial de Ralis da FIA, estreando-se no Rali Corona México 2007. A presença de Block no WRC cresceu ao ponto de, em 2010, ter feito um acordo com a Ford para conduzir para a Monster World Rally Team. Com Alex Gelsomino como navegador, Block participou em 25 provas do WRC no total.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Mas foi com os vídeos no Youtube que Block encontrou a sua vocação, onde milhões de pessoas seguiram as façanhas do americano a percorrer pistas perigosas e a fazer percursos de obstáculos sempre de forma espectacular. Foi apresentado duas vezes no programa Top Gear da BBC, bem como em quatro jogos de vídeo de corrida da EA Sports.

Entre os pilotos do WRC, as reacções foram unânimes:

Thierry Neuville:

"Chocado e triste por saber da morte de um verdadeiro ícone do nosso desporto. Um corredor apaixonado e verdadeiro pioneiro que inspirou tantos de nós. Descansa em paz, amigo. As minhas condolências para a família".

Sébastien Ogier:

"Que triste notícia. Ken era um visionário, apaixonado e inspirador. Sabia como ninguém como combinar desporto motorizado e um grande espectáculo. Viveu a vida ao máximo e nunca esquecerei o seu sorriso. Envio os meus pensamentos e apoio à sua família e amigos".

Ott Tänak:

"O nosso desporto perdeu hoje um grande homem. Ken foi um visionário e uma verdadeira lenda, que inspirou tantos de nós. Descansa em Paz, Ken!"

scroll up