O WRC 2022 viajou até às florestas da Finlândia para uma prova carregada de pergaminhos, país de origem de Kalle Rovanpera, o líder destacado do Campeonato do Mundo de Ralis. Pela Hyundai, Thierry Neuville deu o mote na Super Especial de abertura, mas foi o seu colega de equipa Ott Tanak que gravou as suas intenções, vencendo 3 especiais e passando para a liderança da prova, embora muito pressionado pelo Toyota de Esapekka Lappi, que está no 2º lugar apenas a 3,8 segundos de Tanak, depois de vencer 4 troços na etapa de hoje.
Mas a Toyota está a posicionar-se para outras opções, com Elfyn Evans a ocupar a 3ª posição a 19,3 segundos da liderança, seguido de muito perto pelo jovem líder do campeonato, Rovanpera apenas a 1,7 segundos de Evans e a 21,0 segundos do líder do Rali da Finlândia.
Depois do primeiro dia de prova, Tanak vai resistindo aos três Toyota perseguidores, esperando-se por novas estratégias por parte da equipa líder do campeonato de construtores. Kalle Rovanpera e Esapekka Lappi, os dois pilotos finlandeses, deverão dar o mote na etapa de amanhã, sem esquecer as reações de Elfyn Evans, também com autonomia por parte da Toyota para lutar pela vitória.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O Ford Puma Rally1 de Craig Breen ocupa o 5º lugar da geral a 32,5 segundos de Tanak, mas com outro Yaris Rally1 do japonês Takamoto Katsuta apenas a 3,0 segundos. O melhor que Thierry Neuville conseguiu foi vencer o troço inaugural, ocupando agora o 7º lugar já a 50,2 segundos do líder. A M-Sport Ford ocupa as posições seguintes com os Puma de Pierre-Louis Loubet na 8ª posição a 1m00,9, seguido por Gus Greensmith apenas a 17 segundos de diferença, antevendo-se um duelo constante entre estes dois pilotos.
Na categoria WRC2 a liderança vai pertencendo ao Hyundai i20 N Rally2 de Teemu Suninen, que conta com 19,4 segundos de vantagem para os Skoda Fabia Rally2 de Emil Lindholm e 19,7 para o de Mikko Heikilla. Para amanhã estão agendadas mais 8 especiais de classificação, com Ott Tanak a tentar suster os ataques dos três pilotos da Toyota.