Nasser Al-Attiyah e a Toyota Hilux voltaram a marcar a diferença e, numa etapa longa que contou com 80% do percurso em areia e requisitou muita atenção à navegação. Nasser está confortável com este tipo de terreno e tirou muitas dúvidas, vencendo a etapa com 12m07 de vantagem para Sébastien Loeb que conquistou o 2º lugar ao volante do BRX Prodrive. Com muitos problemas para alguns dos favoritos, foi Martin Prokop que alcançou o 3º lugar do dia com a Ford Ranger já a 21m21 do Al-Attiyah. O 4º lugar foi para a Toyota de Lucio Alvarez a 26m31, seguido por Vladimir Vasilyev. Paulo Fiúza foi 16º ao lado do lituano Vaidotas e Filipe Palneiro o 23º como navegador de Vanagas. Miguel Barbosa e Pedro Velosa que no Prólogo tiveram graves problemas ao nível da transmissão e diferencial da Toyota Hilux, terminaram a etapa de hoje no 46º lugar a 1h49.18 do vencedor, ocupando agora o 59º lugar da geral.
Depois do primeiro grande desafio, Nasser al-Attiyah comanda com 12m44 de vantagem para Sebástien Loeb, seguido por Martin Prokop a 22m39. Lucio Alvarez é o 4º classificado a 27m42 e Vladimir Vasilyev o 5º a 28m58. No que toca aos navegadores portugueses, Paulo Fiúza é o 15º da geral a 56m11 e Filipe Palmeiro o 22º a 1h08m35. Mas a etapa de hoje marcou de forma negativa a participação dos novos Audi RSQ E-Tron. Todos tiveram graves problemas que, teoricamente, lhes retiram qualquer veleidade em termos de classificação geral. Carlos Sainz perdeu mais de duas horas, já na parte final da especial, encontrando-se agora a 2h07m07 de Al-Attiyah. Mattias Ekstrom também acusou graves problemas no Audi de tecnologia híbrida e Stephane Peterhansell, que começou na frente, sofreu um acidente ainda no começo da etapa, o que lhe deverá retirar todas as hipóteses de voltar a ter novo sucesso no Dakar.
Nos SSV tudo parece correr bem à dupla Luís Portela de Morais e David Megre alcançaram o 9º lugar da geral a 14m31 do vencedor, estando agora no 8º lugar da geral a 29m26 do líder, o polaco Domzala. Rui Oliveira e Fausto Mota foram 20º classificado no dia de hoje, encontrando-se no 22º lugar da geral a 17m31 do líder. Nos SSV T3 (LW Proto), Mário e Rui Franco foram os 13º classificados na etapa, ocupando também o 13º lugar da geral. Nos camiões, José Martins, integrado na equipa francesa (560), encontra-se no 28º lugar da categoria.
Nas motos, o campeão nacional António Maio foi o português do dia, tendo alcançado o 14º lugar na etapa e com esse excelente resultado subiu ao 15º posto da classificação geral. Na etapa de hoje, muito exigente em termos de navegação e dificultada pela muita areia, Joaquim Rodrigues foi 38º classificado, Alexandre Azinhais (62º), Rui Gonçalves (77º), Bianchi Prata (81º), Arcílio Couto (91º) e, com alguns problemas, Mário Patrão terminou no 108º lugar. Para as duas próximas etapas são esperadas chuvas torrenciais na Arábia Saudita, o que irá aumentar as dificuldades para todos os concorrentes, sendo criado um novo local para as assistências, que não etavam previstas na etapa maratona.