O fenómeno Rovanpera volta a brilhar no WRC na Estónia

| Revista ACP

Quanto mais difícil melhor para Kalle Rovanpera que venceu mais de metade dos troços em mais uma dobradinha da Toyota.

kalle-rovanpera-estonia-FINAL-900

Kalle Rovanpera assinou mais uma vitória brilhante no WRC da Estónia. O piloto da Toyota Gazoo Racing caminha para o título com quase o dobro dos pontos do 2º classificado, mostrando a sua eficácia em todos os tipos de pisos, aumentando inclusivamente as suas capacidades, quando as dificuldades aumentam. Na Estónia Rovanpera venceu 13 das 24 especiais de classificação, incluindo a “Power Stage”, numa altura em que tinha o controlo total da prova. A Toyota alcança mais uma dobradinha em 2022, com o Yaris Rally1 de Elfyn Evans a chegar ao 2º lugar a 1m00,9 do seu colega de equipa. O piloto local, Ott Tanak em Hyundai i20 Rally1 foi o 3º classificado 1m55,7 do vencedor.

Absolutamente indescritível a exibição de Kalle Rovanpera que tomou conta dos destinos do Rali da Estónia, triunfando em mais de metade das especiais de classificação. Quando não necessitava, e a chuva inundava o piso da “Power Stage”, causando dificuldades a todos os concorrentes, Rovanpera vence o troço, soma os 5 pontos extra e bate o outro Toyota de Evans por 22,5 segundos de diferença. Pouco mais será necessário dizer, para mostrar a classe do jovem piloto finlandês.

Em sete ralis disputados para o WRC 2022, Kalle Rovanpera venceu cinco, caminhando folgadamente para o título com apenas 21 anos. Evans chegou a liderar a prova, mas “tirou o chapéu” à classe do seu colega de equipa, reconhecendo a vitória indiscutível.

Ott Tanak, a correr no seu país, esteve longe de incomodar os dois pilotos da Toyota e muito menos Rovanpera. O piloto da Hyundai espera ansiosamente por maior eficácia do carro, tal como Thierry Neuville que terminou a prova no 4º lugar a 3m53,3 de Rovanpera. O Toyota Takamoto Katsuta foi o 5º classificado a 4m13,4 do vencedor. Para a M-Sport Ford, o melhor resultado foi para Adrien Fourmaux na 7ª posição, atrás do Toyota de Esapekka Lappi.

Na Estónia o duelo mais apertado foi para a discussão da vitória na categoria WRC2. O Skoda Fabia Rally2 evo de Andreas Mikkelsen triunfou perante a pressão do Hyundai i20 N Rally2 de Teemu Suninen, com Mikkelsen a conseguir mesmo o 3º melhor tempo à geral na “Power Stage”.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

scroll up