Ogier vence confronto de gerações no WRC do Quénia

| Revista ACP

O jovem campeão Kalle Rovanpera bem tentou, mas o veterano Sébastien Ogier foi mais forte e venceu por 6,7 segundos de vantagem.

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Nunca o Safari Rally do Quénia tinha tido uma diferença tão pequena entre primeiro e segundo classificado. Uma prova dura e desgastante conseguiu prender à décima de segundo o despique entre dois pilotos de escolas diferentes, mas igualmente eficazes. A Toyota deu luz verde aos seus dois candidatos, com a marca a conquistar ainda os 4 primeiros lugares da classificação geral, demonstrando que está uns furos acima da concorrência.

Depois de Ogier e Rovanpera, o outro Yaris Rally1 de Elfyn Evans também subiu ao pódio, mas já a 2m58,5 do vencedor. Não se contentando por conquistar os três lugares do pódio, a Toyota alcançou ainda a 4ª posição com o japonês Takamoto Katsuta a 3m23,8 de Ogier. A Hyundai ainda tentou, mas o melhor que conseguiu foi o 5º lugar com Dani Sordo a 5m05,4 com Thierry Neuville a terminar na 8ª posição a longínquos 24m47,0 e Esapekka Lappi a cair na classificação geral, depois de um esforço para incomodar os imbatíveis pilotos da Toyota. Se a Hyundai tentou e nada conseguiu, a M-Sport Ford também ficou muito longe dos seus objetivos, com Ott Tanak a terminar em 6º a 9m14,4, seguido por Pierre-Louis Loubet a 16m15,7 do vencedor Sébastien Ogier. A Toyota também acusou o toque da dureza da prova africana, mas conseguiu solucionar os problemas sem se afundar na classificação geral.

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Entre os carros da categoria WRC2, o polaco Kajetan Kajetanowicz foi o grande resistente, levando o Skoda Fabia Rally2 evo à vitória na categoria e ao 8º lugar da geral, batendo Oliver Solberg também em Skoda por uma larga distância de 2m30,6. Se a prova do Quénia salientou um emocionante duelo entre duas diferentes gerações de pilotos, o WRC 2023 começa a ganhar interessantes contornos, com Kalle Rovanpera a comandar o campeonato com 139 pontos, seguido por Thierry Neuville com 102 e por Elfyn Evans com 98 pontos, seguido de perto por Seb. Ogier e Ott Tanak, ambos com 97 pontos. Entre os construtores, a Toyota aumenta a vantagem para a Hyundai, comandando com 283 pontos, frente aos 241 da Hyundai e os 174 da M-Sport Ford. A próxima prova é o Rali da Estónia entre 20 e 23 de julho.

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