Depois de uma primeira temporada completa no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, que incluiu um desempenho encorajador em Le Mans e um pódio inaugural (um 3º lugar) em Monza, e tendo passado grande parte da corrida de abertura da temporada de 2024 na liderança da corrida, em Losail, o Peugeot 9X8 viu-se dotado de várias atualizações para ir ao encontro dos objetivos de liderança definidos para o presente ano, naquela que deverá ser uma categoria Hypercar, envolvendo nove fabricantes e dezanove protótipos.
Na sua versão inicial, o Peugeot 9X8 foi concebido com base num caderno de encargos que respondia à regulamentação técnica elaborada para o biénio 2020/2021. No entanto, entre a fase de conceção do veículo e a sua estreia em competição, no verão de 2022, a regulamentação foi alterada, abrindo a possibilidade de melhorar o desempenho em algumas áreas. Determinadas configurações de design foram, portanto, revistas para maximizar o seu potencial e cumprir os ambiciosos objetivos estabelecidos pelo Team Peugeot TotalEnergies.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A decisão de introdução de algumas atualizações radicais no carro para a época de 2024 foi tomada em março de 2023. Todos na Peugeot Sport trabalharam para redesenhar o carro, enquanto participavam na campanha do WEC de 2023. "Foi um projeto dentro de um projeto, o que aumentou substancialmente a carga de trabalho da equipa", afirmou Oliver Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport. "Mas pudemos contar com o empenho inabalável do Team Peugeot TotalEnergies e estamos agora ansiosos por mostrar o resultado do seu trabalho árduo. O objetivo é, claramente, voltar a estar entre os primeiros, lutar regularmente pelos lugares do pódio e até lutar pelas vitórias nas corridas."