Foi um percurso recheado de êxitos e que contou com quatro títulos mundiais consecutivos, entre 2010 e 2013 com a Red Bull. Vettel foi um dos pilotos mais difíceis de bater em prova, impondo como poucos, um ritmo de corrida impossível de contrariar. Durante 15 anos na Fórmula 1, o piloto alemão de 35 anos alcançou 53 vitórias, o que o coloca ainda neste momento como o 3º piloto com mais triunfos no mundo da Fórmula 1.
Depois dos títulos alcançados com a Red Bull, Sébastian Vettel tentou o seu 5º campeonato com a Ferrari, mas não conseguiu melhor que dois vice-campeonatos em 2017 e 2018, tornando-se, na altura, a maior ameaça a Lewis Hamilton. No seu período de seis anos com a Ferrari, não conseguiu obter o tão cobiçado quinto título e até aqui assegurou apenas um pódio durante um ano e meio com Aston Martin, num contrato que expira no final de 2022. Agora, antes do Grande Prémio da Hungria, Vettel anunciou que esta será a sua 15ª e última temporada completa na Fórmula 1.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
>Este adeus de um campeão, que não necessita provar nada a ninguém, causa alguma surpresa, apesar que nesta sua passagem pela Aston Martin tenha alcançado apenas um pódio em ano e meio. O alemão, que fez a sua estreia com a BMW Sauber no Grande Prémio dos Estados Unidos de 2007, contou com épocas de ouro na Red Bull, e terá sido a entrada na Ferrari, nessa altura a atravessar um mau período, que colocou um ponto final na sua carreira vitoriosa.
No comunicado da equipa de Silverstone, Sebastian Vettel afirma que “hoje não se trata de dizer adeus. Trata-se antes de dizer obrigado a todos, sobretudo aos fãs, que sem o seu apoio apaixonado a Fórmula 1 não poderia existir. A decisão de me retirar foi muito difícil para mim, e tenho passado muito tempo a pensar nisso. No final do ano quero tirar mais algum tempo para refletir sobre aquilo em que me vou concentrar a seguir, e é muito claro para mim que, sendo pai, quero passar mais tempo com a minha família”.
O adeus de um campeão anunciado para o final desta temporada, quando Vettel se prepara para o GP de Fórmula 1 da Hungria no próximo domingo, aos comandos do Aston Martin, antes da pausa de verão do campeonato. Vettel vai dizer adeus à F1 no GP de Abu Dhabi, a última prova de 2022, quando o piloto alcança a sua 300ª corrida aos comandos de um Fórmula 1.