Tudo começou em 1923 mas a resistência e a aventura ainda duram

| Revista ACP

100 anos de vida em Le Mans numa prova de 24 horas com muitos episódios, emoções e triunfos inesquecíveis.

5-Toyota-que-venceram-Le-Mans-2018-a-2022-900

Foram tantas as marcas que alcançaram o sucesso em Le Mans, numa longa lista de corridas de resistência que só foi interrompida entre 1940 e 1948, devido à 2ª guerra mundial, que fazemos referência apenas às mais vitoriosas, como a Porsche com 19 triunfos, a Audi com 13, a Ferrari somou 9 vitórias, a Jaguar 7 e a Bentley 6 triunfos. Recentemente, na era híbrida, a Toyota conquistou 5 vitórias nos últimos 5 anos, depois de um duelo com a Porsche.

Mas as estórias são imensas e as emoções fantásticas, como ultrapassar os 400 Km/hora na famosa reta Mulsanne. Agora, 100 anos depois da primeira vitória de 1923 dos franceses André Lagache e René Leonard ao volante de um Chenard & Walcker, as contas híbridas não deixam de trazer emoções, com as novas tecnologias a fazerem parte desta inigualável prova de resistência. Também em 1991 a Mazda escreveu uma página na história de Le Mans com a vitória do 787B, equipado com um motor rotativo de quatro rotores, o Mazda 787B tornou-se na primeira viatura japonesa a vencer as 24 Horas de Le Mans, na que foi a sua 59ª edição.

No âmbito das celebrações do 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans, serão vários os modelos de competição, vencedores de anos anteriores, expostos no Le Mans Museum, localizado nas imediações do circuito, entre os dias 1 de Junho e 2 de Julho. O Mazda 787B também irá participar em demonstrações na versão curta da pista francesa nas noites de 9 e 10 de Junho, em véspera do início da corrida das 24 Horas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A Bentley também escreveu história em Le Mans, depois da primeira corrida em 1923, com um motor de 3 litros que ficou em quarto lugar e estabeleceu um novo recorde de volta. Os anos de Le Mans iriam impulsionar um período notável de inovação da marca. Em 1924, um Bentley de 3 litros venceu a corrida e em 1928, foi um motor de 4,5 litros. Em 1930, dois carros Speed 6 de 6,5 litros ficaram em primeiro e segundo lugar, com os grandes motores a marcar o ritmo da resistência em Le Mans. Este ano a emoção volta a fazer novas promessas numa prova de resistência idulatrada, por onde passaram vários nomes famosos. Com mais triunfos o dinamarquês Tom Kristensen soma 9 subidas ao lugar mais altodo pódio, logo seguido pelo belga Jacky Ickx com seis vitórias.

scroll up