Vem aí o Dakar 2022 e está tudo pronto para a grande aventura

| Revista ACP

As estrelas do Dakar já brilham ao declarar as suas intenções. Entre eles, há portugueses para realizar um sonho.

Dakar-1-900

Hoje, alguns dos protagonistas da grande aventura na Arábia Saudita desvendaram as suas intenções para a edição de 2022 do Dakar, em conjunto com algumas lendas que fizeram história na prova mais dura do mundo. A prova, que arranca no dia 1 de janeiro com um Prólogo de 19 km, assinala o início do novo Campeonato do Mundo de Todo Terreno e, tal como no WRC, uma equipa pode iniciar uma etapa, mesmo que tenha desistido na anterior, estando sujeito às respetivas penalizações. Para além desta novidade, existem mais algumas, como a intenção de baixar as emissões de carbono, com a introdução da categoria T1-E reservada a protótipos eletrificados, que lançam o desafio de terminar com os motores de combustão a partir de 2030.

O Road Book digital para autos e camiões é outra das novidades, que irá ser distribuída às equipas minutos antes da partida de cada etapa. Para promover o combustível alternativo, a categoria T1-U (Ultimate) dá os primeiros passos, mas a grande sensação será sem dúvida a categoria T1+, reservada a carros mais musculados e eficientes, verdadeiros protótipos 4x4, mais largos, com rodas de maiores dimensões e ajustes no curso da suspensão, para fugirem aos furos e tronarem-se mais eficazes em termos de condução.

Nos SSV há diferenciação entre veículos ligeiros T3 (estilo buggy) e os tradicionais T4, enquanto nas motos a categoria elite RallyGP acolhe os principais favoritos nas duas rodas.  A 44ª edição do Dakar não esquece as velhas glórias e o Dakar Classic é outro ponto de grande ineresse. DakarMais importante que tudo, a segurança é preocupação da direção da prova, com incremento das zonas lentas em situações especificas de cada etapa. David Castera, diretor de prova, aposta este ano forte na navegação, onde mais de 60% do percurso é novo e com muita areia e dunas. Durante 14 dias vão ser 8.177 km, dos quais 4.254 km serão disputados ao cronómetro.

scroll up