DarkRebel assume-se como a provocação máxima do design CUPRA

| Revista ACP

Este desportivo elétrico questiona a forma como os automóveis vão ser imaginados e criados no futuro.

CUPRA-DarkRebel-900

O CUPRA DarkRebel foi revelado e segundo é um automóvel desportivo que ultrapassa os limites do design e da performance e questiona a forma como os carros vão ser imaginados e criados no futuro. Totalmente elétrico, este modelo traduz ainda a concretização física do primeiro automóvel integralmente criado no espaço virtual da CUPRA, para uma futura geração de condutores. "Graças à paixão e à criatividade da Tribo CUPRA, conseguimos transformar uma das nossas mais poderosas obsessões num verdadeiro showcar. O CUPRA DarkRebel é a provocação máxima do design CUPRA. É um rebelde com um objetivo: provar que os automóveis elétricos do futuro podem ser desportivos, sexy e emocionantes", afirma Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

A iluminação é um elemento-chave no design do CUPRA DarkRebel, a começar pela luz no logótipo. Destaca o diálogo entre o material e o imaterial, mostrando como a luz pode suportar cores e materiais e transformar a transparência de peças cristalinas em esculturas sólidas coloridas de forma digital. O aspeto radical e elegante da frente do veículo é realçado pela icónica assinatura luminosa triangular CUPRA que emerge da carroçaria, dando vida ao automóvel. O conceito de iluminação baseia-se na decomposição do logótipo CUPRA em três triângulos, que são depois aplicados como DRLs (Daytime Running Lights). O carácter fluido do tom violeta escuro adapta-se e muda consoante a forma como a luz ambiente incide sobre a carroçaria do veículo, realçando a postura forte e definindo o DarkRebel como um automóvel desportivo criado para ser conduzido.

O design exterior inovador do CUPRA DarkRebel é realçado pelas suas dimensões de 4,5 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 1,3 metros de altura, o DarkRebel ganha vida, especialmente quando as portas se abrem a uma altura de 2,2 metros. Estas ajudaram a obter o seu habitáculo de 1/3 em contraste com as proporções da carroçaria de 2/3 e os contornos fortes dos ombros que lhe conferem uma alma desportiva. Já a lateral do DarkRebel é caracterizada pela ligação da carroçaria com a frente e a traseira através de canais esculpidos na superfície, que revelam todos os elementos técnicos, como símbolo da relação entre o exterior e o interior.

O CUPRA DarkRebel desafia as regras do design também no interior. Através da dualidade entre os músculos e o esqueleto, a carroçaria e a estrutura, é criado um cockpit inesperado e inovador. A utilização do design paramétrico e do fabrico aditivo permite uma abordagem mais sustentável. Ao entrar no veículo, os passageiros encontram-se num ambiente envolvente, radical e extremo, delimitado por formas dinâmicas, de onde emergem estruturas leves e simples. Os componentes de condução, que são verdadeiras jóias do design, completam o interior único, graças à precisão das suas formas e à tecnologia de vanguarda. A simplicidade e a pureza do habitáculo são complementadas pelo cuidado artesanal de certos elementos-chave para a experiência de condução.

Um dos principais protagonistas no interior do CUPRA DarkRebel é o volante, que combina as geometrias do mundo das corridas com a interatividade do mundo dos jogos. As mãos são perfeitamente adaptadas à sua ergonomia e o condutor sente, desde o primeiro momento, toda a potência e controlo durante a condução do veículo. Neste momento, o próximo ponto de atenção do condutor é a manete de velocidades, localizada na coluna central e fabricada num material transparente cristalino, que ilumina e apela ao toque.

Este é um automóvel desportivo que privilegia a performance, tanto em estrada como em tecnologia. No tejadilho, há uma câmara térmica que monitoriza o estado do habitáculo e o sistema inteligente de controlo da climatização ajusta a temperatura e os fluxos de ar em conformidade, com o ar a sair através de aberturas localizadas sob o para-brisas. As grelhas, revestidas com um tecido elástico respirável que foi desenvolvido no mundo do desporto de alta competição, expandem-se e tornam-se visíveis em função da quantidade de ar fornecida. Por fim, a cor da iluminação ambiente nesta zona explica se o interior está a aquecer ou a arrefecer.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O CUPRA DarkRebel oferece uma experiência de utilizador (UX) e um design de interface de utilizador (UI) de vanguarda. Com a mentalidade única e o ADN digital da CUPRA, o CUPRA DarkRebel redefine a experiência automóvel, combinando na perfeição os mundos físico e digital. Ao integrar uma experiência gamificada, os utilizadores não estão apenas a conduzir; estão a envolver-se numa ligação contínua e imersiva com a Tribo CUPRA. As ações UX/UI do CUPRA DarkRebel oferecem três experiências únicas: Exponential Square (Quadrado Exponencial), Exponential Cube (Cubo Exponencial) e Exponential Infinite (Infinito Exponencial). Estas três experiências, controladas a partir do volante, adaptam o automóvel por completo, desde o exterior, ao interior, à iluminação, ao som, bem como às funções exclusivas de cada experiência.

scroll up