Esta é uma mota perfeita para circular em estrada, mas é no todo-o-terreno onde podemos ver todo o seu potencial. A Africa Twin nasceu no deserto, mas está pronta para qualquer terreno. O design agressivo e compacto resulta num chassis de estilo rali e conta com novas opções de pintura inspiradas na CRF450 rali, vencedora no Dakar. Pelo facto de ter a competição no seu ADN o modelo oferece vários acessórios de origem como o pousa pés de rali com picos e uma área ampla de apoio aos pés que aumenta a aderência das botas e melhora o controlo da mota. Os protetores de radiador em aço inoxidável que ajuda a proteger contra danos provocados por pedras são outra das características que nos remetem para um modelo de competição.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Relativamente ao motor esta conta com dois cilindros e 8 válvulas que produz uma potencia máxima de 100 cavalos e um binário de 105 Nm. É impressionante a forma como este motor responde a ligação entre a mão e o acelerador. Tanto em estrada como em pisos de menos tração este é um bloco que entrega toda a força de forma linear sem causar surpresas ao piloto.
Em termos dinâmicos o quadro principal e o braço oscilante em alumínio são inspirado na CRF450R, mais leves e rígidos. A suspensão é confortável, mas não perde a precisão e pode ainda ser ajustada quanto ao amortecimento de compressão e de ressalto, recorrendo a uma forquilha da suspensão invertida Showa de 45 mm. Quanto ao amortecedor traseiro este é ativado através do Pro-Link para regular o amortecimento de compressão e de ressalto, bem como a pré-carga da mola através de um regulador no corpo do amortecedor.
Quanto ao preço em Portugal o modelo começa nos 14,875 euros, mas se objetivo for circular diariamente em cidade recomendamos a versão de caixa DCT, automática, que começa nos 16,000 euros e se torna mais conveniente e descansada de utilizar.