Aproveitando o seu glorioso passado na competição, a Yamaha acaba de revelar a XSR900 GP, o membro mais recente da gama Sport Heritage.
Visualmente a nova proposta da marca nipónica não esconde a inspiração em propostas do passado como as YZR que correram em competição, mas também as FZR ou TZR. Tudo isto sem se apresentar como uma cópia exata e moderna de nenhum modelo em particular.
Assim, na dianteira o farol redondo da XSR900 deu lugar a uma pequena luz quadrada integrada nas carenagens dianteiras que, por sua vez, são fixas com recurso a uma estrutura tubular que as liga ao quadro e aos suportes de apoio ao painel de instrumentos.
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Esta solução é inspirada na usada nos anos 80, década na qual se celebrizaram as secções traseiras de formas mais quadradas similares à adotada pela XSR900 GP.
Com uma pintura inspirada na usada pelos modelos de competição da Yamaha de outrora, a nova XSR900 GP conta também com uma posição de condução mais desportiva do que a da XSR900 que lhe serve de base. Tal foi conseguido graças ao recurso a avanços mais baixos.
Também no campo da ciclística há diferenças consideráveis entre a XSR900 GP e a XSR900. O quadro recebeu afinações específicas, o subquadro foi reforçado e a nova proposta da Yamaha é a única baseada na plataforma CP3 com um eixo na coluna de direção em alumínio.
A juntar a tudo isto, a XSR900 GP conta ainda com uma suspensão dianteira invertida totalmente ajustável, amortecedor traseiro também ajustável, bomba de travão dianteira da Brembo e tubos dos travões otimizados.
Para complementar tudo isto temos ainda uma série de ajudas eletrónicas à condução, três modos de condução (Sport, Street e Rain) e um motor de 890 cc que debita 119 cv e 93 Nm que surge associado a uma caixa de seis relações.
Disponível nas cores Legend Red e Power Grey a nova Yamaha XSR900 GP ainda não viu revelado o seu preço para Portugal nem a sua data de lançamento no nosso país.