O que pensam os mais novos sobre o uso obrigatório do capacete para conduzirem uma bicicleta ou trotinete? De acordo com o mais recente estudo do Observatório ACP sobre “Jovens e Mobilidade Suave”, a grande maioria dos inquiridos (86%) considera que deveria ser obrigatório utilizar capacete quando se anda de bicicleta ou trotinete, com destaque para os homens, com idades entre os 25 e os 34 anos e com estudos superiores.
Para além desta obrigatoriedade, 2 em cada 3 jovens inquiridos (66%) considera igualmente necessária a obrigatoriedade de seguro para a utilização de bicicletas e trotinetes, sobretudo homens, com idades entre os 30 e os 34 anos.
O mesmo estudo apurou ainda que metade dos jovens inquiridos possui bicicleta ou trotinete (52%). Homens, com idades entre os 25 e os 34 anos, e indivíduos que residem nas cidades são os que mais referem não terem bicicleta ou trotinete.
Esta semana estivemos ao volante do Suzuki Swace, um modelo prático e elegante com dois motores. O sistema híbrido permite-lhe equilíbrio nos consumos, que se revelaram agradavelmente baixos.
A fechar, mostramos como foi o Encontro dos Franceses. Marcas como a Alpine, Citroën, Peugeot, Renault, Simca e Talbot tornaram-se parte da vida de milhões de condutores, em Portugal, ao longo de décadas. Muitos tornaram-se aficionados de modelos que também foram determinantes para a democratização do automóvel. Essa cultura, em torno dos carros franceses, foi o mote do Encontro de Clássicos Franceses. Uma organização do ACP Clássicos que, este ano, levou sete dezenas de exemplares ao Museu Nacional dos Coches. Um número superior ao de 2023 e que confirma a popularidade do conceito, onde proprietários e aficionados se encontram e trocam experiências sobre os seus ‘tesouros’ sobre rodas.