A primeira de Peterhansel e Fiúza

| Revista ACP

O Sr. Dakar, pela primeira vez navegado pelo luso Paulo Fiúza, estreou-se a vencer no Dakar deste ano e ganhou duas posições à geral.

Dakar-Peterhansel-D4

Stéphane Peterhansel regressou ao pódio pela segunda vez no Dakar deste ano e logo com a primeira vitóriaem especiais. Sétimo à partida, o gaulês apresentou um ritmo muito forte para ser cronometrado em terceiro no primeiro CP e subir depois a primeiro, posição que não mais perdeu até final. Isto apesar de ter chegado a afastar-se cerca de 1,5 km da pista certa. Seja como for, parece que, pelo menos hoje, não houve problemas de comunicação com Paulo Fiúza no habitáculo do Mini.

Enquanto isso, Nasser Al-Attiyah foi segundo. O qatari, que ontem foi penalizado em três minutos por não ter deixado passar o rival Carlos Sainz, refez a mão. O piloto da Toyota progrediu de forma muito regular ao longo dos 453 km da especial entre Neom e Al-Ula para ceder apenas 2:26s para o francês ao terminar em segundo, o seu primeiro pódio neste Dakar.

Em terceiro acabou por terminar o vencedor de ontem e líder da geral. Carlos Sainz, que teve de abrir a pista, começou logo a perder, sendo cronometrado em 7º ao cabo dos primeiros 55 km e chegou mesmo a registar dois oitavos tempos. Mas o espanhol da Mini acabou por melhorar o ritmo na fase final para registar a terceira posição a 11:42s do colega de equipa.

Enquanto isso, Yazeed Al Rajhi continuou a melhorar o resultado em especiais. O piloto da casa cruzou a meta em quarto, a 23:10s da frente, mas até deu ares de que poderia ter feito melhor. Depois de ter partido de sexto, o piloto da Toyota foi o primeiro líder, mas depois disso perdeu terreno para chegar a rodar em oitavo antes de recuperar.

A fechar a lista dos cinco primeiros ficou Mathieu Serradori. O francês do Century escalou desde 11º à partida até quinto ao terminar a 13:17s do compatriota.

Quem acabou por perder muito foi Orlando Terranova. O argentino começou bem, rodando em segundo até ao km 296, mas a partir daí entrou em perda. No km 346 foi cronometrado em quarto, mas depois cruzou a meta em 10º, a 22:22s da frente.

Na geral, Sainz continua a impor-se face aos demais, com 3:03s de vantagem sobre Al-Attiyah, mas Peterhansel ganhou duas posições e é agora terceiro, a 11:42s do colega de equipa. Al Rajhi acabou por manter a quarta posição, a 23:10s de Sainz, se bem que viu Peterhansel passar-lhe à frente. Caminho inverso seguiu Terranova que caiu de terceiro para quinto, a mais três segundos do saudita.

Benediktas Vanagas, navegado por Filipe Palmeiro, foi 19º e ocupa o 11º posto da geral. Enquanto isso, Nani Roma parou com problemas e espera assistência. Sorte semelhante à do colega de equipa Ricardo Porém, que perdeu muito tempo logo nos quilómetros iniciais.

scroll up