Pikes Peak, uma das mais prestigiadas subidas de montanha de todo o mundo, faz parte do imaginário dos amantes do automobilismo desde 1916. Este ano não foi diferente, com a Volkswagen a apostar na mítica prova do Colorado, nos Estados Unidos, com um projeto arrojado e feito para vencer: o I.D. R Pikes Peak, um elétrico que ficou para a história.
Pilotado pelo francês Romain Dumas, o carro feito pela marca germânica propositadamente para esta prova, não só venceu entre os elétricos, como estabeleceu a melhor marca de sempre da escalada ao parar o cronómetro em 7m57,148s. O tempo representa uma melhoria de 16 segundos face ao anterior recorde, estabelecido por Sébastien Loeb em 2013.
A Volkswagen entrou assim para a história apenas 250 dias depois de ter anunciado as suas intensões de competir na mítica “corrida até às nuvens” com um veículo elétrico capaz de bater o recorde da escalada.
Para se compreender melhor o feito alcançado, recorde-se que são 19,99 km e 156 curvas do percurso, vencendo um desnível de de 1.440 metros, até chegar aos a 4.300 metros de altitude. Um desafio que todas as marcas querem vencer pelo menos uma vez.
Para tal a marca germânica desenvolveu um carro muito leve, que pesa menos de 1.100 kg (baterias incluídas), capaz de debitar uns impressionantes 670 cavalos de potência e com um perfil aerodinâmico inconfundível, com um chassis muito baixo e uma enorme asa traseira para compensar a redução carga aerodinâmica provocada pelo ar mais rarefeito de Pikes Peak.