Depois de um falso arranque em março, com o Grande Prémio da Austrália a ser cancelado pouco antes do arranque da primeira sessão de Treinos Livres, e de vários outros adiamentos e cancelamentos de provas devido à pandemia global da #Covid19, a Fórmula 1 confirma agora o calendário revisto para a época de 2020.
Para já, são oito provas, tantas quantas o mínimo necessário para que o Campeonato do Mundo seja válido, mas o objetivo passa por chegar a um total de 15 a 18 jornadas até ao final do ano, em dezembro.
Ao longo dos últimos dois meses a Fórmula 1 tem trabalhado de perto com todos os parceiros, autoridades, FIA e as dez equipas do Campeonato para criar um calendário revisto que permita o regresso da competição de uma forma segura para as comunidades que vão receber as corridas.
Desta forma, e com os acordos estabelecidos, o arranque da época tem lugar na Áustria, de 3 a 5 de julho, sendo que, devido ao atual estado da pandemia a nível global, as restantes sete a dez rondas só serão conhecidas nas próximas semanas.
Seja como for, e indo ao encontro do que já foi várias vezes afirmado pela F1 e pela FIA, as corridas serão disputadas à porta fechada, com as duas primeiras provas a terem lugar no mesmo traçado e com apenas uma semana de intervalo entre si. Mas este não será caso único, já que serão várias as provas a disputar em fins-de-semana consecutivos.
A isto junta-se a principal prioridade da FIA e da Fórmula 1 no que respeita à segurança e saúde de todos os envolvidos, um plano que será dado a conhecer em breve, mas que deverá incluir um limite de cerca de 1.000 pessoas no paddock, vários testes de despiste ao Coronavírus antes e depois das provas e que poderá também passar isolar todos os envolvidos em hotéis especialmente reservados para o efeito ou mesmo a criação de hotéis de campanha nos circuitos.
Calendário revisto da Fórmula 1 2020
3 a 5 julho – Grande Prémio da Áustria – Spielberg
10 a 12 julho – Grande Prémio Steiermark – Spielberg
17 a 19 julho – Grande Prémio da Húngria – Budapest
31 julho a 2 agosto – Grande Prémio de Inglaterra – Silverstone
7 a 9 agosto – Grande Prémio 70 Anos de F1 – Silverstone
14 a 16 de agosto – Grande Prémio de Espanha – Barcelona
28 a 30 de agosto – Grande Prémio da Bélgica – Spa-Francorchamps
4 a 6 setembro – Grande Prémio de Itália – Monza