Pouco mais de um mês depois do incêndio que destruiu todas as motos da Taça do Mundo Enel MotoE, no circuito de Jerez de la Frontera, a Dorna, promotora da competição e dos Campeonatos do Mundo de MotoGP e de SBK, veio agora confirmar a nova data para o teste de pré-época.
O ensaio geral que vai anteceder a temporada de estreia da competição de motos elétricas vai ter lugar no circuito Ricardo Tormo, em Cheste, perto de Valência, de 17 a 19 de junho. Precisamente a mesma pista onde o Campeonato terminará com uma ronda dupla.
O teste vai retomar no ponto em que pilotos e equipas ficaram aquando do ensaio na pista da Andaluzia, sendo o principal objetivo ganhar experiência com a moto e afinação. As sessões de testes terão início da grelha de partida para que todos os envolvidos se comecem a acostumar aos procedimentos de partida.
Em função das condições climatéricas que se fizerem sentir, o último dia do tese, 19 de junho, terá início com uma simulação da qualificação, já que nesta competição os pilotos podem fazer apenas uma volta lançada para obterem o melhor tempo de qualificação possível com vista à formação da grelha de partida.
A jornada terminará com uma simulação completa de corrida, onde os pilotos vão ter a oportunidade de testar ultrapassagens e estratégia de prova, com a Energica a atribuir ao vencedor uma Energica Eva – a versão de produção do modelo streetfighter.
A primeira ronda da competição está agora marcada para o circuito de Sachsenring em conjunto com a nona jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP, a 7 de julho.
A segunda ronda disputa-se depois no Red Bull Ring, na Aústria, de 5 a 11 de julho, com Misano, a receber as quarta e quinta corridas de 13 a 15 de setembro. O final da época, como já se referiu, tem lugar em Valência com duas corridas de 15 a 17 de novembro.