Três dias de Vodafone Rally de Portugal virtual

| Revista ACP

O Vodafone Rally de Portugal virtual vai ter lugar este fim-de-semana, com competição reservada a pilotos e uma outra para os fãs.

AllPosts-01

Três dos mais reconhecidos nomes do desporto motorizado português vão defender as cores nacionais contra jovens estrelas do Campeonato do Mundo de Ralis nos troços virtuais do Vodafone Rally de Portugal este fim-de-semana.

Inicialmente marcado para esta semana, a ronda portuguesa do WRC, sétima da época, foi cancelada devido à pandemia da #Covid19, mas os fãs podem assistir a três noites de duelo virtual no Vodafone Rally de Portugal eSports WRC Shootout (22 a 24 maio). Tudo com transmissão no Facebook.

Os heróis da casa são o antigo Campeão de Nacional de Ralis e piloto das categorias de apoio do WRC, Bernardo Sousa, e o bi-Campeão Nacional José Pedro Fontes. A eles junta-se ainda o piloto do Campeonato do Mundo de MotoGP Miguel Oliveira, vice-Campeão do Mundo de Moto2 de 2018.

Do lado do WRC, a armada é liderada por Rhys Yates, do WRC 2. O jovem britânico apresentou uma fantástica prestação virtual na estreia, vencendo o eSport WRC Shootout Rally da Argentina, no mês passado.

De regresso está também o boliviano Marco Bulacia. O piloto do WRC 3 perdeu na final contra Yates e vem agora em busca da desforra. A eles juntam-se ainda o francês Pierre-Louis Loubet, Campeão do Mundo de WRC 2 de 2019, a dupla piloto/navegador Sean Johnston e Alex Kihurani, dos Estados Unidos.

O duelo terá por base o WRC 8, o jogo oficial do WRC, com todos os pilotos a competirem aos comandos de carros da categoria Rally 2. Fontes, Bulacia, Johnston e Kihurani vão estar ao comando de um Citroën C3, Oliveira e Loubet vão pilotar os Hyundai i20 e Sousa e Yates competem com Ford Fiesta.

Os oito pilotos vão competir entre si nos seus simuladores em várias eliminatórias, com sexta-feira a ser palco dos quartos de final, no icónico troço de Fafe.

O mais rápido de cada frente-a-frente segue em frente para as meias finais de sábado, em Amarante. A decisão do vencedor tem lugar no domingo com duas classificativas: Viana de Castelo e uma segunda passagem por Fafe.

Os fãs podem acompanhar toda a ação no Facebook a partir das 20:00, hora de Portugal continental, com comentários em português em facebook.com/rallydeportugal. A versão inglesa pode ser vista em facebook.com/WRC.

Paralelamente, os fãs vão poder competir entre si no eSports WRC Championship, no Vodafone Rally de Portugal virtual, de 21 a 24 de maio. Para tal, basta que tenham o jogo WRC 8 e que se inscrevam aqui: https://bit.ly/2zRPmXI

Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal, disse: “Infelizmente, esta emergência sanitária global provocada pela Covid-19 impediu-nos de realizar o Vodafone Rally de Portugal esta semana.”

“Mas nada nos impede de levar a cabo um rali virtual, precisamente durante a semana em que o Vodafone Rally de Portugal devia ter lugar. Foi isso mesmo que decidimos fazer com pilotos profissionais, ao mesmo tempo que a ronda portuguesa do eSports WRC Championship tem lugar para os jogadores do WRC 8. Que os melhores pilotos vençam!”

scroll up