BYD Seal chega para rivalizar com o Model 3

| Revista ACP

Novo modelo da marca chinesa já tem preços para Portugal. Está disponível em duas versões e com baterias LFP.

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Chegada a Portugal em maio de 2023, a BYD continua o seu processo de expansão no mercado nacional com a chegada de mais um modelo, o BYD Seal.

Rival de propostas como o Tesla Model 3, o Polestar 2 ou o Hyundai IONIQ 6, a nova proposta da marca chinesa apresenta-se em duas versões com diferentes autonomias e potência.

A versão Design, disponível a partir de 46 990 euros, apresenta-se com apenas um motor, tração traseira e 313 cv (230 kW). Promete cumprir os 0 aos 100 km/h em 5,9s, alcançar os 180 km/h de velocidade máxima e percorrer até 570 km entre carregamentos.

Já a versão de topo, a Excellence-AWD, custa 47 990 euros e conta com dois motores, tração integral e 530 cv (390 kW). Tudo isto permite-lhe cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,8s e alcançar os 180 km/h. Porém, a autonomia decresce para os 520 km.

Ambas as versões contam com uma bateria LFP, sem cobalto, com 82,5 kWh de capacidade. Totalmente desenvolvida pela BYD, bastam 26 minutos para carregar entre 20 e 80% num carregador rápido.

Por falar em carregamentos, esta bateria pode ser carregada com potência de até 11 kW em corrente alternada (AC) e de 150 kW em corrente contínua (DC).

À semelhança do que acontece com os BYD Atto 3 e Dolphin, também o Seal assenta na plataforma e-Platform 3.0 da BYD. Apesar desta partilha de plataforma, o Seal é o primeiro modelo a incorporar a tecnologia Cell-to-Body (CTB) da marca chinesa.

Na prática esta tecnologia permite incorporar a bateria na estrutura do veículo. Ao tornar o pack de baterias num elemento estrutural do veículo a BYD não só conseguiu aumentar a rigidez estrutural do modelo como aumentou a segurança a bordo do BYD Seal e lhe reduziu a altura da carroçaria.

Em linha com os europeus

Uma vez a bordo do BYD Seal destaca-se imediatamente o ecrã central com 15,6’’. À semelhança do que já acontece noutros BYD, este ecrã é rotativo, podendo apresentar-se tanto na horizontal como na vertical e conta com Android Auto e Apple CarPlay.

Ainda no campo dos ecrãs, existe um segundo com 10,25’’ que cumpre as funções de painel de instrumentos e que se destaca pela boa legibilidade.

Além do ambiente tecnológico, o interior do Seal destaca-se também pelo abundante espaço a bordo, tanto para o condutor como para os passageiros. Por fim, há a destacar as duas bagageiras: a traseira com 400 litros de capacidade e a dianteira com 53 litros.

Quanto ao exterior, o BYD Seal destaca-se pelas linhas esguias que lhe permitem um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,219.

Com quatro modos de condução — Eco, Normal, Sport e Snow —, o BYD Seal conta ainda pela completa lista de equipamento de série que inclui sistemas como o alerta de colisão frontal, travagem automática de emergência, cruise control adaptativo ou a câmara panorâmica de 360º.

Disponível em seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior, o BYD Seal chega a Portugal com seis anos ou 150 mil quilómetros de garantia geral e oito anos ou 200 mil quilómetros de garantia para a bateria e motor elétrico.

 

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Além disto, a BYD está ainda a oferecer um ano de carregamentos elétricos aos clientes que comprarem o BYD Seal até ao final de fevereiro de 2024.

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