ACP-BP

Pub

C-HR renova-se e ganha versão híbrida plug-in inédita

| Revista ACP

Na sua segunda geração, o SUV nipónico partilha as motorizações com o novo Toyota Prius.

Toyota-C-HR-1

Antecipado por um teaser há algumas semanas, o novo Toyota C-HR acaba de ser revelado. Com 4360 mm de comprimento; 1830 mm de largura e 1558 mm ou 1564 mm de altura consoante as versões, o novo SUV japonês não esconde a inspiração visual em propostas como o novo Prius ou o 100% elétrico bZ4X.

Essa inspiração nas propostas mais recentes da Toyota também é evidente no habitáculo. A bordo do novo C-HR os maiores destaques são o painel de instrumentos digital com 12,3’’ e o ecrã central de dimensões semelhantes (8’’ nas versões base). Este último permite o emparelhamento sem fios de smartphone e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

Desenvolvido e produzido na Europa, o C-HR não esconde que é uma proposta especialmente pensada para o “Velho Continente”. Talvez por essa razão, nesta segunda geração o SUV da Toyota apresenta-se exclusivamente com motorizações eletrificadas: duas híbridas e uma inédita variante híbrida plug-in.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A oferta híbrida convencional consiste num 1.8 l com 140 cv de potência máxima combinada e num 2.0 l com 197 cv de potência combinada. Por fim, a inédita versão híbrida plug-in conjuga um motor a gasolina com 2.0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) com um motor elétrico com 120 kW (160 cv). No total, esta variante anuncia 223 cv (164 kW) de potência máxima combinada.

Apesar de anunciar 66 km de autonomia elétrica, a Toyota continua sem revelar a capacidade da bateria da versão híbrida plug-in. Contudo, tendo em conta que o novo C-HR PHEV partilha a mecânica com o Prius, o mais provável é que a bateria tenha 13,6 kWh de capacidade.

Outro ponto interessante acerca do novo Toyota C-HR híbrido plug-in é o facto de este contar com um sistema de geolocalização que ativa o modo de condução 100% elétrico sempre que o modelo nipónico circula numa zona de emissões reduzidas.

Por fim, no campo dos sistemas de segurança e ajuda à condução há a destacar a adoção da geração mais recente do sistema “Toyota Safety Sense”, oferecido de série em todas as versões.

Para já a Toyota ainda não revelou os preços do novo C-HR nem quando planeia lançá-lo no mercado nacional, mas já se sabe que o será lançado com duas séries especiais: a Premiere Edition e a GR SPORT Premiere Edition de carácter mais desportivo.

scroll up