Novo Duster concilia espírito de aventura com eletrificação

| Revista ACP

Nova geração do Dacia Duster está maior, mais tecnológica e até eletrificada, mas mantém versões 4x4 e a GPL.

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Com 2,2 milhões de unidades vendidas ao longo de 13 anos no mercado, o Dacia Duster é um dos modelos mais bem-sucedidos da marca romena e o principal responsável pela mudança da imagem da Dacia junto dos consumidores.

Ciente da importância deste modelo, a Dacia apostou forte na sua renovação e a nova geração agora revelada é a prova. Assente na plataforma CMF-B, a mesma dos Sandero e Jogger, mas também dos Renault Clio e Captur, o novo Duster está maior que o seu antecessor, medindo 4,34 m de comprimento (+14 cm); 1,81 m de largura e 1,66 m de altura.

Este aumento de dimensões traduz-se num habitáculo mais espaçoso e numa bagageira com mais 6% de capacidade, chegando aos 472 litros.

 

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Esteticamente o modelo romeno mantém as proporções dos seus antecessores, mas as suas linhas incorporam a mais recente linguagem visual da marca, não escondendo a inspiração no protótipo Bigster.

Desta forma, destacam-se as linhas musculadas, as proteções em plástico reciclado e, claro está, a assinatura luminosa em LED em forma de “Y” na traseira e na dianteira.

no interior o Duster passou por uma «revolução», apresentando um visual próximo ao conhecido dos Sandero e Jogger. Assim, o ecrã central de 10,1’’ passou para o topo do tabliê e, com exceção da versão de entrada, todos os Duster contam com um painel de instrumentos digital de 7’’.

Quanto às motorizações, tal como se esperava o Diesel desapareceu da gama e surgiu uma inédita variante híbrida, designada Hybrid 140, e que partilha a mecânica com o Jogger.

Este sistema híbrido «casa» um motor 1.6 l atmosférico com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 1,2 kWh para oferecer uma potência máxima combinada de 140 cv.

Também eletrificado, mas com recurso a um sistema mild-hybrid, surge o Duster TCe 130. Este recorre a um 1.2 l de três cilindros que está associado a um sistema mild-hybrid de 48V e uma bateria de 0,9 kWh. Nesta versão o Duster conta com 130 cv e surge exclusivamente com uma caixa manual de seis relações, podendo contar com tração dianteira ou integral.

Na versão 4x4 o Duster conta com cinco modos de condução — Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco — e 217 mm de altura ao solo.

Por fim, na base da gama está o 1.0 l de três cilindros e 100 cv da versão bifuel a GPL e gasolina, aquela que será, muito provavelmente, uma das mais vendidas. Nesta versão, o SUV da Dacia promete cerca de 1300 km de autonomia e graças à instalação do depósito de GPL debaixo do piso da bagageira, a capacidade desta manteve-se inalterada.

Sem ter ainda revelado os preços do novo Duster, a Dacia revelou que o seu SUV chegará ao mercado em quatro versões: Essential, Expression, Journey e Extreme.

Num claro sinal dos tempos (e da imposição europeia), o Duster apresenta-se também com um considerável reforço dos sistemas de segurança e ajuda à condução. Desta forma, o SUV romeno conta com travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de excesso de velocidade, alerta e assistente de mudança de faixa, alerta de atenção do condutor e até máximos automáticos.

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