Novo Passat chega apenas como carrinha

| Revista ACP

Na sua nona geração o Volkswagen Passat conta com motores a gasóleo, a gasolina e híbridos plug-in.

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Com 50 anos no mercado e mais de 30 milhões de unidades vendidas, o Volkswagen Passat é daqueles modelos que quase que dispensam apresentação. Agora na nona geração, o modelo alemão deixou para trás o formato sedã e apresenta-se apenas na versão carrinha, conhecida como Passat Variant.

A decisão de lançar o Passat apenas como carrinha está longe de ser novidade. Afinal, desde 2022 que a anterior geração estava apenas disponível neste formato de carroçaria e já se sabia que na nona geração não existiria a versão sedã.

 

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Desenvolvido em conjunto com o novo Skoda Superb, o novo Passat Variant está maior do que nunca. Mede 4,917 m de comprimento (+ 14 cm); 1,849 m de largura (+ 2 cm); 1,516 m de altura e apresenta uma distância entre eixos de 2,841 m, mais 5 cm que na geração anterior. Tudo isto permite-lhe oferecer a maior bagageira do segmento: 690 l (+40 l).

Com um visual em linha com o das propostas mais recentes da Volkswagen e até com alguns traços que nos recordam o elétrico ID.7, o coeficiente aerodinâmico de 0,25 do Passat Variant é digno de propostas exclusivamente movidas a eletrões. Recorde-se que na anterior geração era de 0,31.

Também no interior a aproximação visual entre a nova geração do Passat e os modelos elétricos da marca é evidente, com o maior destaque a serem os dois ecrãs. O central alberga o sistema de infoentretenimento e pode medir entre 12,9’’ (de série) ou 15’’. Já atrás do volante surge um ecrã que cumpre as funções de painel de instrumentos.

Apesar de não contar com nenhuma versão 100% elétrica, o novo Volkswagen Passat Variant não abdicou dos benefícios da eletrificação, contando com duas versões híbridas plug-in e motorizações mild-hybrid de 48V.

As versões híbridas plug-in apresentam-se com uma bateria de 19,7 kWh que permite até 100 km de autonomia elétrica e caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades.

Em ambos os casos o motor de combustão é um 1.5 l a gasolina e a potência máxima combinada do conjunto híbrido é de 204 cv (150 kW) ou 272 cv (200 kW). Já o binário é o mesmo em ambas as versões: 400 Nm.

Quanto às restantes versões, temos quatro opções a gasolina compostas pelo 1.5 eTSI que surge associado a um sistema mild-hybrid de 48V e debita 130 ou 150 cv e pelo 2.0 TSI de 190 cv ou 265 cv.

Quem quiser um Diesel pode optar pelo 2.0 TDI nas versões de 122 cv, 150 cv e 193 cv. Comum a todos os motores, sejam a gasolina ou a gasóleo, é o facto de surgirem associados a uma caixa DSG de sete relações.

Com estreia marcada para o Salão de Munique, o Volkswagen Passat Variant vai ser lançado ainda antes do final do ano, mas a sua chegada ao mercado nacional só deverá acontecer no primeiro trimestre de 2024, razão pela qual não são ainda conhecidos os seus preços.

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