Peugeot e-3008 é um SUV elétrico com 700 km de autonomia

| Revista ACP

Disponível com três motorizações elétricas, o SUV francês estreia a plataforma STLA Medium da Stellantis.

Peugeot-e-3008-1

Depois de termos conhecido o interior e o exterior do novo Peugeot e-3008, a marca gaulesa revelou os dados técnicos da terceira geração de um dos seus modelos mais importantes nos últimos anos.

Para se ter uma noção do «peso» do 3008 na gama do construtor gaulês, só a segunda geração vendeu desde 2016 1,32 milhões de unidades. Por esta razão, a fasquia a alcançar pelo novo e-3008 é consideravelmente alta.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Contrariando a máxima de que «em equipa que ganha não se mexe», o e-3008 é consideravelmente diferente do seu antecessor. Desta forma, e seguindo uma tendência cada vez mais em voga na indústria, o e-3008 apresenta-se como um «SUV-Coupé».

Talvez pela adoção deste tipo de carroçaria, a Peugeot anuncia um coeficiente aerodinâmico de 0,28 para um modelo maior que o seu antecessor em todos os sentidos: mede 4,542 m de comprimento (+9,5 cm); 1,895 m de largura (+5,4 cm); 1,641 m de altura (+1,7 cm) e que apresenta uma distância entre eixos de 2,73 m (+6,4 cm).

Como havíamos avançado, a nova proposta da Peugeot estreia a plataforma STLA Medium. Especialmente pensada para propostas 100% elétricas (mas ainda capaz de albergar motores de combustão), esta base conta com uma arquitetura de 400 V e será usada pela maioria das propostas de segmento C e D de todas as marcas da Stellantis.

No total, o novo modelo da marca de Sochaux apresenta-se em três versões 100% elétricas: Electric 210, Electric 230 Long Range e Electric 320 Dual Motor AWD.

Na versão Electric 210 conta com um motor elétrico dianteiro que debita 213 cv (157 kW) e 343 Nm. Equipada com uma bateria de 73 kWh, esta versão promete até 525 km de autonomia.

Já a versão Electric 230 Long Range apresenta uma autonomia diga de um modelo a combustão: 700 km. Para tal contribuem não só a bateria de 98 kWh de capacidade como o eficiente motor dianteiro com 231 cv (170 kW) e 343 Nm.

Por fim, no topo da gama surge a variante Electric 320 Dual Motor AWD, o primeiro modelo elétrico da Peugeot com tração integral. Equipado com dois motores (um por eixo), este oferece 326 cv (240 kW) e 343+166 Nm. Com uma bateria de 73 kWh, é capaz de percorrer 525 km.

Para ajudar a «esticar» a autonomia todos os e-3008 contam com patilhas atrás do volante que permitem regular a intensidade da regeneração de energia. Para mais tarde está prevista a chegada de versões híbridas e híbridas plug-in, mas a Peugeot ainda não revelou quaisquer dados acerca destas nem em que mercados serão comercializadas.

Disponível em apenas dois níveis de equipamento — Allure e GT —, a nova proposta gaulesa deverá chegar ao mercado em fevereiro de 2024, primeiro nas versões Electric 210 e mild-hybrid. A versão híbrida plug-in chega em abril do mesmo ano e as duas versões elétricas mais potentes apenas em 2025. Por enquanto a marca francesa não revelou quanto vai custar o seu novo modelo.

scroll up