Rafale é o novo topo de gama da Renault

| Revista ACP

Com formato «SUV-coupé», o novo modelo gaulês chega ao mercado no último trimestre do ano.

Renault-Rafale-1

A renovação da gama Renault prossegue a bom ritmo. Depois de ter revelado o novo Espace a marca gaulesa deu a conhecer o seu novo topo de gama, o Renault Rafale, o seu segundo «SUV-Coupé» (o primeiro foi o Arkana).

Assente na plataforma CMF-CD, a mesma que serve de base aos Renault Austral e Espace, o Rafale estreia uma nova linguagem visual na Renault, tendo sido o primeiro modelo da marca a ser desenhado de raiz depois de Gilles Vidal ter assumido a liderança do design da Renault.

No campo das dimensões o Rafale apresenta-se com 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,61 m de altura e apresenta uma distância entre eixos de 2,74 m, valores muito próximos aos do Peugeot 408. Contudo, a Renault insiste que o modelo da Peugeot não é um rival direto do novo Rafale, com o 408 a inserir-se no segmento C e o Rafale no segmento acima, o D.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Esse diferente posicionamento fica claro na gama de motorizações. Enquanto o 408 tem uma versão base a gasolina com 130 cv, o Rafale não estará disponível com menos de 200 cv e todas as suas versões serão eletrificadas.

Desta forma, na base da gama encontramos uma híbrida convencional com 200 cv. Já no topo da gama vai posicionar-se uma nova motorização híbrida plug-in com 300 cv que o Rafale vai estrear e acerca da qual a Renault ainda não divulgou quaisquer detalhes.

Com lançamento previsto para o último trimestre de 2023, o Renault Rafale ainda não tem preços para Portugal.

scroll up