SF90 XX é o Ferrari de estrada mais potente de sempre

| Revista ACP

Disponível nas versões Stradale e Spider, o novo modelo da Ferrari é o primeiro produto do «Programa XX» da marca italiana.

Ferrari-SF90-XX

Detentor do “título” de Ferrari de estrada mais potente de sempre, o SF90 acaba de receber uma versão especial que reforça esse estatuto dentro da casa de Maranello, o Ferrari SF90 XX.

A nova proposta da Ferrari é o primeiro modelo do “Programa XX” que conjuga o melhor das séries especiais que se tornaram norma na marca italiana com os princípios que servem de base ao “Projeto XX” com que a a Ferrari tem criado alguns modelos muito especiais pensados para o uso em circuito. Ao contrário das propostas do “Projeto XX”, o novo Ferrari SF90 XX pode ser usado na via pública, mas nem por isso os seus números são menos impressionantes.

Equipado com o mesmo sistema híbrido plug-in dos SF90 “normais”, composto por um V8 biturbo com 4.0 l e três motores elétricos, o SF90 XX conta com mais 30 cv de potência máxima combinada, debitando uns impressionantes 1030 cv no total.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Este valor permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3s (o valor mais baixo alguma vez alcançado por um Ferrari); alcançar os 200 km/h em 6,5s e anunciar uma velocidade máxima de 320 km/h, menos 20 km/h que o SF90 “normal”, mas há uma boa razão para isso.

Disponível nas versões Stradale ou Spider para quem quiser ouvir melhor o motor V8, o SF90 XX apresenta-se com um vistoso pacote aerodinâmico que apesar de ser capaz de gerar 530 kg de downforce a 250 km/h impede que o SF90 XX alcance uma maior velocidade máxima.

Ainda acerca deste pacote aerodinâmico, há a destacar o facto de contar com uma asa traseira fixa, a primeira usada num Ferrari desde o F50, que produz 315 kg de downforce a 250 km/h.

No interior a inspiração no mundo da competição é evidente, com o Ferrari SF90 XX a ser alvo de uma “cura de emagrecimento” da qual o melhor exemplo são os bancos específicos com uma estrutura em fibra de carbono que permitiram poupar 1,3 kg. No total, o SF90 XX Stradale é 10 kg mais leve que um SF90 Stradale.

Apesar de os seus preços em Itália arrancarem nos 770 mil euros na versão Stradale e nos 850 mil euros na variante Spider, o Ferrari SF90 XX já esgotou. No total serão apenas produzidas 799 unidades da variante Stradale e 599 exemplares do SF90 XX Spider.

scroll up