Um dos principais «atores» no mercado de veículos comerciais ligeiros, a Stellantis renovou, de uma só vez, toda a sua oferta neste segmento.
A renovação inclui as propostas da Citroën, Peugeot, Opel, Fiat, Vauxhall e Ram (estas duas não são comercializadas em Portugal), num total de 12 modelos divididos por três subsegmentos organizados de acordo com as suas dimensões.
Esta renovação teve dois grandes objetivos. O primeiro foi aproximar o visual destes veículos comerciais à linguagem estilística das respetivas marcas.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
O segundo passou por reforçar a oferta tecnológica e de conetividade, alinhando-a com os novos serviços da Stellantis Pro One, a nova unidade de negócios e estratégia dedicada aos veículos comerciais do grupo liderado por Carlos Tavares.
Foi precisamente neste campo que se encontram as maiores novidades. Dotados de habitáculos renovados, os comerciais da Stellantis passaram a contar com um ecrã central de 10’’ compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Segundo a Stellantis todos os novos furgões deverão estar conectados até ao final de 2023, sendo que a partir de 2026 estes deverão contar com atualizações remotas (over the air), algo que vai ao encontro das metas do plano estratégico “Dare Forward 2030”, através do qual o grupo liderado por Carlos Tavares planeia alcançar cinco mil milhões de euros em receitas com serviços conectados.
Quanto às motorizações, os comerciais ligeiros da Stellantis continuam a apresentar-se com motores a combustão e em versões elétricas, sendo estas últimas a grande prioridade. Além destas soluções, as propostas equipadas com célula de combustível a hidrogénio (fuel cell) também continuam a ser desenvolvidas.