Tesla Model 3 renova-se pela primeira vez e ganha autonomia

| Revista ACP

Com um visual renovado, o Tesla Model 3 chega ao mercado em outubro e mantém os preços praticados até agora.

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Um dos maiores sucessos da Tesla, o Model 3 há muito que «pedia» uma renovação. Afinal, desde que foi lançado em 2017 que o modelo norte-americano, do qual já se venderam 2 milhões de unidades, se mantinha inalterado.

A renovação estava há muito anunciada, sendo conhecida até agora pelo nome de código “Project Highland”. Apesar de não se tratar de uma geração totalmente nova, cerca de 50% do Model 3 é totalmente novo, num sinal claro do esforço da Tesla para manter atual o seu modelo mais acessível.

Visualmente é fácil identificar o novo Model 3. Os faróis dianteiros são totalmente novos e passaram a incorporar não só uma nova assinatura luminosa como os faróis de nevoeiro. Na lateral destacam-se as novas jantes mais aerodinâmicas de 18 e 19’’. Por fim, na traseira são os novos faróis que concentram as atenções.

 

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Às novidades estéticas juntam-se ainda uma série de melhorias ao nível da aerodinâmica que permitiram descer o coeficiente aerodinâmico (Cx) dos 0,23 para os 0,219.

No interior também há novidades, com o Tesla Model 3 a receber vidros laminados (que permitem reduzir o ruído a bordo), novos materiais, um novo volante e um tabliê redesenhado. Neste o ecrã central de 15,4’’ continua a ser a «estrela», sendo nele que controlamos não só o renovado sistema de climatização como o novo sistema de iluminação ambiente.

Ainda a bordo do Model 3, a Tesla também pensou nos passageiros dos bancos traseiros. Assim, além de um ecrã de 8’’ — uma solução já usada nos Model S e Model X —, estes contam ainda com duas entradas USB-C.

Ao contrário do que acontece no capítulo da estética, o renovado Model 3 não traz novidades no campo da mecânica. Ainda assim, a marca norte-americana anuncia uma maior autonomia, tudo graças às melhorias no campo da aerodinâmica.

Na versão Tração Traseira o Model 3 apresenta-se com um motor de 283 cv (208 kW) alimentado por uma bateria de 60 kWh como até agora, mas a autonomia passou para 554 km nas versões com jantes de 18’’ e 513 km com jantes de 19’’. Os 0 aos 100 km/h continuam a cumprir-se em 6,1s, mas a velocidade máxima caiu para 201 km/h (era 225 km/h) porque a Tesla decidiu privilegiar o… conforto.

Já o Model 3 Long Range conta com dois motores (um por eixo) alimentados por uma bateria de 75 kWh que permite 678 km de autonomia com jantes de 18’’ e 629 km com jantes de 19’’. Com 497 cv (366 kW) e 510 Nm o modelo norte-americano continua a acelerar até aos 100 km/h em 4,4s, mas viu a velocidade máxima descer para 201 km/h face aos 233 km/h.

Quanto à versão Performance, esta ainda não foi revelada, não se sabendo se vai continuar a fazer parte da gama após a renovação do Model 3.

Com chegada ao mercado prevista para outubro, o Tesla Model 3 vai manter os preços. Assim, a versão Tração Traseira vai continuar disponível desde 39 990 euros e a Long Range por 48 990 euros.

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