Canadá vai aplicar taxa de 100% aos elétricos chineses

| Revista ACP

A medida foi criada para proteger a indústria automóvel do país que emprega mais de 125 mil pessoas.

carro-eletrico

O Canadá vai aplicar uma sobretaxa de 100% aos veículos elétricos chineses já a partir do 1 de outubro de 2024. Uma medida que segundo as autoridades daquele país visa proteger a sua indústria automóvel. Mas as medidas restritivas não se ficam por aqui. Além da referida taxa que vai sobrepor-se à atual tarifa de importação de 6,1%, o governo canadiano anunciou planos para aplicar ainda uma sobretaxa de 25% sobre importações de produtos de aço e alumínio provenientes da China, a partir de 15 de outubro.

As autoridades canadianas consideram que estas medidas são necessárias para defender a indústria automóvel que no país emprega mais de 125 mil pessoas e os produtores de aço e alumínio que dão trabalho a mais de 130 mil pessoas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, afirmou ainda que “os trabalhadores canadianos e setores críticos, incluindo os do aço e alumínio, estão a enfrentar uma política intencional e dirigida pelo estado de excesso de capacidade, minando a capacidade do Canadá em competir nos mercados internos e global. É por isso que nosso governo está a avançar com ações decisivas para nivelar o campo de jogo, proteger os trabalhadores e igualar as medidas tomadas pelos principais parceiros comerciais.”

scroll up