Depois de um esboço divulgado em fevereiro, a Morgan revelou finalmente o Plus 8 GTR. A primeira unidade de um total de apenas nove carros foi concluída e foi apresentada com a cor Yas Marina Blue, da BMW. O carro desportivo, de estilo clássico, está ainda equipado com o motor N62 da marca bávara, um V8 naturalmente aspirado que a marca de alemã deixou de utilizar nos seus modelos há muitos anos.
Trata-se do motor com 4,8 litros que equipava o X5 4.8i / 4.8iS, que equipava a segunda geração daquele SUV, o E70. Nesta nova aplicação a Morgan aumentou-lhe a potência para uns saudáveis 375 cavalos, mais 20 que o original. É também ligeiramente mais potente do que a configuração deste motor instalado nos modelos 550i/650i/750i de meados dos anos 2000, nos quais oferecia um máximo de 362 cv.
A sua cor é uma evocação do carro de corrida Plus 8 "Big Blue" dos anos 90 e a sua construção só foi possível depois da marca inglesa ter descoberto alguns chassis que estavm perdidos. O modelo chega aos proprietários no primeiro trimestre do próximo ano. A Morgan afirma que todos os clientes tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto com a equipa de design da empresa para criar um carro verdadeiramente à medida.
Cinco dos nove carros foram vendidos para os mercados de exportação, tendo os outros quatro sido vendidos no Reino Unido. Os compradores tiveram a possibilidade de escolher entre uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática e escolher entre condução à esquerda e à direita.
A afinação revista do motor e os escapes duplos tipo canhão não só elevaram a potência, como também a resposta do acelerador em comparação com o antigo Plus 8. Para manter o visual retro as rodas de cinco raios são semelhantes às dos carros de corrida Plus 8 dos anos 90, enquanto a linha de ombros altos regressa após muitas décadas.
O Plus 8 GTR não é o único projeto especial da Morgan este ano. Plus Four CX-T com distância ao solo elevada foi um verdadeiro sucesso que deixou o roadster pronto a percorrer o deserto do Dakar.