De forma a celebrar a abertura da nova pista de testes e instalações para fabricar de modelos desportivos em Dovenby Hall Estate, Reino unido, os engenheiros da M-Sport produziram um modelo exclusivo. Trata-se de um Fiat Panda personalizado que representa uma nova série de automóveis que a M-Sport pretende produzir para os seus clientes.
O processo de construção foi realizado de forma eficiente devido a todo o conhecimento que a empresa inglesa tem na produção de modelos desportivos. No exterior observamos as linhas de um Panda 4x4, com arcos de rodas 360mm mais largos que nos lembram o WRC e o famoso grupo B dos anos 80. Mas os componentes mecânicos são derivados de um recente Ford Fiesta R5 Mk1, modelo bem conhecido e produzido pela empresa.
Relativamente ao motor o modelo equipa o mesmo 1.6 litros EcoBoost de quatro cilindros, turbo, com aproximadamente de 300 cavalos e tração nas quatro rodas, relembre-se que o modelo de 1983 tinha originalmente cerca de 48 cavalos. A caixa de velocidades é sequencial com cinco relações e os seus diferenciais podem ainda ser configurados dependendo das necessidades de tração.
Tal como o modelo o interior é totalmente focado na redução de peso e performance, e não existem duvidas de que se trata de um carro de corrida. O banco do condutor é agora um totalmente desportivo com cinto de seis pontos enquanto o traseiro foi substituído por uma gaiola com homologação FIA. O tablier mantém algumas características originais que lhe garantem um visual clássico.
A finalidade deste Panda 4x4 único trata-se apenas de mostrar as capacidades da empresa em aceitar desafios mais elaborados e não existem planos para o modelo participar em competições oficiais, ainda que fosse capaz de as disputar.