António Félix da Costa já tem Porsche para 2023

| Revista ACP

Os novos monolugares Gen3, tal como o Porsche 99X Electric Gen3, estão mais rápidos, leves, potentes e eficientes.

FE-Capa

Os monolugares perderam peso e apresentam uma distância entre eixos mais curta e uma menor largura. Apesar da bateria diminuir em tamanho, é agora mais potente. A proporção de bateria recuperada cresceu. A aerodinâmica e o design também apresentam alterações. Perante estas modificações, os veículos são mais ágeis, o que também melhora a performance em pista. O novo e marcante visual do Porsche 99X Electric Gen3 foi inspirado pelo lema da marca Porsche “Driven By Dreams”. Significa individualidade, exclusividade e um “zeitgeist” progressista orientado para o futuro, o que também apela a um target group mais jovem.

António Félix da Costa, piloto de fábrica da Porsche conta que “O nosso novo veículo é um grande passo em frente. É mais leve e mais potente do que o antecessor só isso mete um sorriso na cara de um piloto. Como recém-chegado à TAG Heuer Porsche Formula E Team, usei as últimas semanas para conhecer os engenheiros e mecânicos e para encontrar o meu lugar no plantel. A equipa facilitou muito as coisas. Senti-me confortável desde o início. Também me dou bem com o meu novo colega de equipa, Pascal, contra quem já corri em várias séries. Temos um objetivo comum, nomeadamente levar a Porsche ao topo. A marca Porsche é sinónimo de vitórias. Queremos chegar a essas vitórias o mais rapidamente possível com o novo Porsche 99X Electric Gen3.”

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Os novos Gen3 têm como principal intenção estabelecer novas referências no desporto motorizado em termos de performance, eficiência e sustentabilidade. Esse é o objetivo declarado pela FIA e Fórmula E. Para a quarta temporada na Fórmula E, a Porsche desenvolveu o novo Porsche 99X Electric Gen3 que, tal como os restantes Gen3, distingue-se da geração anterior em várias áreas.

Relativamente ao motor a performance dos novos veículos Gen3 aumentou dos 250 para os 350 kW (476 CV). O motor elétrico atinge cerca de 95% da eficiência energética em comparação com cerca de 40% num motor a combustão interna. Mais de 40% da energia utilizada é recuperada através da travagem regenerativa.

O novo sistema de travagem dianteiro adiciona 250 kW aos 350 kW na traseira, o que resulta numa recuperação de energia com uma potência de até 600 kW mais do dobro da capacidade regenerativa dos veículos Gen2. Fração de travagem adicional controlada por unidade “brake-by-wire”. A nova capacidade de carregamento ultrarrápida dos veículos Gen3 deverá acrescentar cerca de 600 kW de energia durante a corrida. Isto significa que os carregadores da nova geração da Fórmula E têm quase o dobro da potência dos carregadores comerciais mais avançados do mundo. Para além disso, a tecnologia de carregamento rápido deve garantir um desempenho constantemente elevado da bateria.

O Mexico City E-Prix, no dia 14 de janeiro de 2023, será o palco da primeira corrida do Porsche 99X Electric Gen3. A chegada da terceira geração dos Fórmula E, no início da próxima temporada, marca o início de uma nova era da primeira competição de veículos elétricos do mundo.

scroll up