Concebido para enfrentar as especificidades e as dificuldades da corrida de 19,93 km, o Alpine A110 Pikes Peak é uma verdadeira obra-prima de aerodinâmica e engenharia, feito a pensar na prova até às nuvens. Graças a uma colaboração estreita e frutuosa entre as equipas do gabinete de design da Alpine, lideradas por Raphaël Linari (diretor de design) e as da Signatech, lideradas por Lionel Chevalier (diretor técnico) e François Letort (diretor de projecto), o automóvel, o A110 mais extremo até à data, foi convertido numa formidável máquina de corridas.
Entre as características mais impressionantes estão os pronunciados orientadores de fluxo e os deflectores nas extremidades do spoiler, bem como a imponente asa traseira concebida para gerar downforce nas 156 curvas do percurso. O profundo trabalho efetuado no Alpine A110R também é evidente nas saias laterais e no difusor deste modelo único, enquanto no tejadilho surge uma entrada de ar para forçar a alimentação do mesmo para o motor, resultando em quase 500 cavalos de potência. Foi também efectuado um trabalho específico para reduzir o peso para apenas 950 kg.
Os designers da Alpine abraçaram, assim, totalmente a sua escolha de soluções extremas, a demonstração de capacidades e o impacto visual, mantendo, no entanto, algumas proporções originais para garantir que o A110 continua a ser elegível para a categoria Time Attack 1, modelos baseados em carros de produção, o que é retratado na inclusão de uma barbatana de tubarão, ao estilo "Le Mans", no vidro traseiro que corta literalmente a enorme asa traseira.
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Os faróis também receberam um tratamento mais agressivo. Duas barras extremamente finas cortadas a laser substituem os dois círculos na frente. Entretanto, as funções de iluminação das luzes traseiras foram deslocadas para três segmentos verticais nos apoios laterais da asa e na crista central, numa alusão às 24 Horas de Le Mans, ao mesmo tempo que reforçam a perceção de largura do automóvel, realçada por outros pormenores como as jantes feitas à medida.
Este Alpine único embarcará, em breve, rumo ao assalto aos picos americanos e com o objetivo de bater recordes. Após os primeiros testes em Lurcy-Lévis, a 25 e 26 de Abril, o modelo dará as boas-vindas ao piloto designado para enfrentar Pikes Peak, Raphaël Astier, que irá testar o automóvel na sua configuração final, pela primeira vez, na próxima semana.
Vencedor da Taça FIA R-GT de 2022 com o A110 Rally, Raphaël Astier efectuará uma primeira sessão em Drôme e depois em Val Thorens. O francês, que já participou quatro vezes na prova, voará depois com a equipa para Colorado Springs, onde trabalhará nos últimos preparativos para o dia 25 de junho de 2023.