O italiano da Ducati esteve sempre na frente do GP dos Países Baixos, no circuito de Assen. Conseguiu manter sempre uma posição de vantagem logo nas primeiras voltas graças ao acidente entre Fabio Quartaro da Yamaha e Pol Espargaró da Aprilia, que seguiam em 2º e 3º lugar.
Quartararo acabou por abandonar a prova mas mantém a liderança do campeonato com 172, mais 21 que Espargaró, segundo classificado do campeonato. Apesar de sofrer uma queda Espargaró conseguiu conduzir a Aprilia de uma forma brilhante e ainda terminou o GP em 4º lugar.
Para o piloto português as noticias não foram as melhores. Miguel Oliveira partiu em 8º lugar, algo promissor já que era uma das suas melhores classificações do ano, mas o resultado final desanimou o piloto. No arranque o piloto da KTM foi ultrapassado por Brad Blinder e no final da primeira volta encontrava-se em 10º lugar. Com vários pilotos a sofrerem acidentes o piloto ACP conseguiu subir algumas posições que acabou por perder mais tarde, ainda assim entrou no top 10, terminando em 9º lugar e tem agora 71 pontos ocupando a 10ª posição do campeonato.
Destaque ainda para a prova de Fabio Quartararo com uma das piores prestações da sua carreira, cometeu vários erros e chegou mesmo a cair, tendo-se mesmo retirado da prova.