Sebastian Vettel parecia estar bem encaminhado para a terceira vitória do ano, em Baku, mas os Red Bull de Daniel Ricciardo e Max Verstappen colidiram perto do final, levaram à entrada do safety car em pista, e tudo mudou...
Valtteri Bottas fez uma única paragem nas boxes, o que lhe deu a liderança, e quando Vettel o tentou ultrapassar na Curva 1, no reatar da corrida, o germânico falhou a travagem e deu por si fora do pódio.
Mas a ao cabo de uma volta Bottas também se viu arredado da vitória ao passar sobre detritos e furar, o que deu o triunfo de bandeja ao colega de equipa Lewis Hamilton, à frente de Kimi Raikkonen, e que valeu ao britânico a liderança do Campeonato. Enquanto isso, a Force India festejou um pódio inesperado com Sergio Perez.
Vettel acabou por cruzar a linha de meta em quarto, à frente do Renault de Carlos Sainz e com o estreante Charles Leclerc, da Sauber, a garantir um impressionante sexto lugar e os primeiros pontos da carreira.
Fernando Alonso, da McLaren, Lance Stroll (Williams), Stoffel Vandoorne (McLaren) e Brendon Hartley (Toro Rosso) foram os restantes nomes do Top 10.