Ott Tanak termina o dia no comando com Lappi à espreita

| Revista ACP

A estratégia resultou e Tanak está na frente do Rali da Finlândia, com Lappi vigilante em 2º e Latvala a fechar o pódio.

TANAK 1

Ott Tanak atacou na altura certa, venceu 3 especiais e aproveitou os andamentos dos seus colegas da Toyota que abriram espaço para esta liderança. Latvala passou a liderança a Tanak depois de uma saída de estrada, enquanto Meeke desistiu depois de arrancar uma roda traseira ao Yaris. A importância de ser finlandês vinca algumas diferenças neste rali, que o digam Esapekka Lappi que coloca o Citroen C3 no 2º lugar a 16,4 segundos de Tanak, mas também o experiente Latvala que está na 3ª posição a 28,8 segundos do líder. Embora tudo possa acontecer nos 4 últimos troços de amanhã, Tanak poderá ter a vitória na mão, sem menosprezar o que os finlandeses Lappi e Latvala poderão vir a fazer.

Já sem hipóteses de chegar à vitória, mas a pensar nos preciosos pontos para o campeonato, há 3 pilotos que estão demasiado perto uns dos outros. No 4º lugar está o Hyundai de Andreas Mikkelsen a 50,5 segundos de Tanak, mas com o Citroen de Sébastien Ogier demasiado perto a 53,1 segundos do líder e até Craig Breen que é o 6º classificado a 59,1 segundos do comandante do Rali da Finlândia. Depois, tudo já está demasiado longe, com o candidato Thierry Neuville a ocupar a 7ª posição já a 1m19,3 seguido dos Ford de Suninen a 2m05,3 e Greensmith a 4m09,7. Na categoria WRC 2, Kalle Rovanpera em Skoda Fabia R5 controla cada vez mais, com Nikolay Gryazin também em Skoda Fabia, a ocupar o 2º lugar, mas já a 2m27,9 de diferença.

scroll up